Os Brasileiros não querem redução de 20 centavos.
Os
Brasileiros “querem, por exemplo, serviços públicos de primeiro mundo; querem
uma escola que, além de acolhê-los, lhes ensine com qualidade, o que não
existe; querem uma universidade que não seja politizada, ideologizada ou
burocrática. Querem que ela seja moderna, viva, que os prepare para o trabalho
futuro. Querem hospitais com dignidade, sem meses de espera, onde sejam
tratados como seres humanos, e querem, sobretudo, o que ainda lhes falta
politicamente: uma democracia mais madura, em que a polícia não atue como na
ditadura".
"Querem
um Brasil melhor. Nada mais."
Como
dizia a faixa que abria a passeata no Rio: "Não é por centavos; é por
direitos".
Via:
El País
É , só aqui em São Paulo ontem foram mais de 65.000 pessoas e a maioria estudantes.
ResponderExcluirPois é...
ResponderExcluirOs vinte centavos foram a gota d' água que explodiu a repressão.
Olá pessoal, vejo que vários cristãos estão aderindo a movimentos sociais. Será que o cristão tem que se meter em movimentos ou passeatas com cunho político, social ou de outra característica, mesmo sendo estes pacíficos? Veja bem, não sou nem a favor e nem contra a tais movimentos, o que eu vou postar aqui embaixo são para o convertidos a Cristo, onde a sua pátria é celestial e não terrenal.
ResponderExcluirhttp://www.respondi.com.br/2007/03/o-cristo-deve-se-envolver-em-poltica.html
Irmão Antônio,
ExcluirOs movimentos que estão acontecendo são apartidários. É o povo reclamando dos direitos que têm ao pagar seus impostos.
Da mesma forma que, quando vamos à um restaurante, reclamamos de um atendimento ruim, ou de quando reclamamos de uma cobrança indevida numa conta bancária ou de telefone, o povo está reclamando por não ter retorno dos impostos pagos.
Sabemos que nossa pátria é nos céus, mas copio abaixo as palavras do Rev Augustus Nicodemus a respeito:
"Não vamos encontrar na Bíblia base explícita e direta para organização de protestos e manifestações contra o governo no exemplo dos profetas e de Jesus. E não faz mal. Basta-nos o que a Bíblia diz, que procuremos promover a paz, a justiça e a verdade. Está implícito que a maneira primordial da Igreja fazer isto é pela evangelização, discipulado, transformação de corações e mentes, treinamento de jovens intelectuais comprometidos com a Palavra de Deus, que sejam capazes de ocupar cargos públicos e tenham coragem de fazer o que é certo. Não está excluída a participação em passeatas. Se eu estivesse no Brasil pode até ser que iria a uma. Mas jamais baderna, depredação, xingamento, agressões e incêndios."
http://tempora-mores.blogspot.ie/2013/06/profetas-jesus-e-as-manifestacoes.html
Abraços e que Deus te abençoe!
Irmão Hp, eu discordo de você neste sentido, por mais que os argumentos da reivindicação pública seja realmente pacífica e ordeira, não vejo na palavra de Deus (que é o guia do crente em todos os sentidos) argumentação para que os cristãos intervenham em negócios alheios para arrumar o curso deste mundo que é de mal para pior. Transcrevo em loco o argumento do irmão Mário Persona a este respeito, um do seu blog (www. respondi.com.br) e outra argumentação do seu facebook:
Excluir...
"Você encontra o Senhor querendo derrubar o governo invasor dos romanos? Não. Você encontra os discípulos e apóstolos se rebelando contra Roma ou indo fazer passeatas nas ruas de Jerusalém para tornar o cristianismo uma religião oficial? Não. Será que aqueles que eram convertidos, mas já faziam parte da família real de Roma (parece que há alguns citados na carta de Paulo aos Romanos), estariam tentando obrigar Nero a incluir nas moedas da época a inscrição "Cremos em Deus" ou lutando para o senado romano reconhecer uma "bancada evangélica" entre eles? Não.
Mas alguém poderá argumentar que, se os cristãos não protestarem contra as injustiças deste mundo e lutarem contra elas, poderão ser culpados de omissão. Deixe-me dar um exemplo. Esta semana recebi um e-mail de alguém que procura mobilizar os cristãos contra uma lei que estaria sendo votada no Congresso para transformar a homofobia em crime. Eu concordo que seja crime perseguir seres humanos por suas opiniões e preferências pessoais sobre qualquer assunto.
Segundo o e-mail, se aprovada, essa lei acabaria poderia criar um clima de caça às bruxas, transformando em criminosos até mesmo pais cristãos que procuram ensinar seus filhos de que, na Bíblia, Deus condena o homossexualismo. (para saber o que penso sobre o assunto, e entender como Deus pode condenar o homossexualismo e amar o homossexual, leia mais aqui).
"Se isso vai acontecer ou não, eu não imagino, mas se fosse para os cristãos lutarem e protestarem contra alguma coisa, por que não começar indo à Arábia Saudita para protestar contra o governo de lá que proíbe que o evangelho seja pregado? O mesmo poderia ser dito de todos os países com governos islâmicos radicais. Sabe por que não vou lá fazer isso? Porque não tenho nada que me intrometer nos assuntos daquele país, pois não sou cidadão de lá...
Continua...
Se estiver passando por lá, devo seguir as leis do lugar naquilo que elas não entrarem em conflito com a Palavra de Deus, o que significa que correrei o risco de ser preso se surgir a oportunidade de testemunhar de Cristo a alguém. Mas, obviamente, vou andar “prudente como as serpentes e inofensivo como as pombas”. Mateus 10:16.
ExcluirSe tiver que pregar a algum muçulmano, vou tomar os devidos cuidados. Não posso deixar de fazê-lo, se for esta a vontade de Deus, mas não vou tentar fazer isso dentro de uma mesquita. Se me reunir com outros cristãos de lá, não vou fazer isso em praça pública, mas em alguma “catacumba” do lugar, como faziam os cristãos de Roma quando falar de Cristo era proibido por lá. Conheço cristãos em um país muçulmando que, quando querem se reunir, alugam um barco e vão para o meio do Rio Nilo, onde ninguém pode ver ou ouvir o que estão fazendo.
Usarei de todas as formas que puder para obedecer a Deus, mas não procurarei me infiltrar no governo do lugar para tentar mudar suas leis, ou tentar que os incrédulos se submetam àquilo que Deus diz em Sua Palavra e adotem práticas cristãs para um mundo cujo príncipe rema em sentido oposto. O cristãos de Roma fizeram isso e você viu no que deu.
O cristianismo casou-se com o estado e deu à luz a cristandade, essa vergonhosa caricatura do que foi a igreja de Deus no princípio. Essa intromissão dos cristãos no mundo gerou aquela que é mostrada em Apocalipse como uma mulher montada sobre a besta, que revela-se como prostituta e acaba sendo devorada pela própria besta que pensava controlar.
Continua...
Agora vou colocar outra opinião do irmão Mário a respeito destas passeatas pacíficas e eu já coloco minha opinião é que nós cristãos, não temos que meter em negócios alheios, mesmo que a causa seja justa ou não.
ExcluirTranscrevo em loco a opinião do Mário a respeito das passeatas apartidária e pacífica;
"Muitos irmãos ficam perplexos e sem saber que posição tomar em um momento como este, quando as multidões saem às ruas para lutar por coisas que são perfeitamente válidas, como saúde, transporte, segurança etc. Devo ou não me envolver? Devo ou não apoiar? Afinal, até cristãos estão se mobilizando em diferentes denominações, apoiados por seus líderes.
Antes de ontem passei mais de uma hora ao telefone com um pastor do Mato Grosso que me encontrou na Internet e queria de algum modo me convencer que "cristão vota em cristão" e que "devemos colocar em Brasília um homem de Deus". Expliquei a ele minhas razões de ser apolítico e de não desejar para um irmão em Cristo tal lugar, em razão das articulações e associações duvidosas em que deveria entrar, num jugo desigual com incrédulos.
Continua...
Depois falei da cidadania celestial que pertence ao cristão, que não é cidadão deste mundo e senti-me falando para uma parede. A grande maioria dos cristãos, mesmo genuínos, não faz ideia do que seja cidadania celestial. No fim ele já estava me chamando de E.T. Ficou desapontado por não conseguir arrebanhar mais um correligionário para sua causa política. Só mesmo um cristão ingênuo e levado pela euforia pensa que está isento de manipulação política e de servir de bucha de canhão participando de momentos assim.
ExcluirCada cristão tem sua responsabilidade diante de Deus e deve buscar na Palavra (e não na lógica ou na sabedoria humana) como proceder. Como ser humano, eu poderia discutir horas sobre política e até ter argumentos muito parecidos com os dos manifestantes, mas quando o assunto é o que Deus diz em sua Palavra, aí devemos nos submeter a ela, por mais que nos sintamos um E.T. (acho que vou adotar o apelido que o tal pastor me deu). Estas manifestações estão bem de acordo com o caráter deste mundo, mas não do cristão. Por que digo isto? Seria possível participar de manifestações sem criticar o governo (ou pedir o impeachment da Dilma), difamar autoridades (repetindo palavras de ordem em uníssono com os ímpios) ou resistir a elas (nesta hora tenho pena dos policiais encurralados)?
Ats_23:5 E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
Jud_1:8 E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
Ecl 10:20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei
Tit 3:1-2 Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém,
O cristão nunca deve se esquecer de que há dois mil anos uma multidão se reuniu para manifestar-se contra uma autoridade que queria soltar Jesus. A multidão pediu Barrabás e foi atendida em suas reivindicações. Afinal, como disse um apresentador de telejornal, "a voz do povo é a voz de Deus". Ledo engano. Ninguém se iluda pensando que o futuro reservado aos que seguem a Deus neste mundo seja tranquilo e que as multidões incrédulas sejam confiáveis em seus propósitos.
Durante a Revolução Cultural na China (1966-1976), quando o governo deu poder de polícia a jovens e adolescentes, multidões de jovens saíam à rua em manifestações arrombando as casas e batendo em pessoas que pudessem ter qualquer indício de capitalismo (tocar música clássica ocidental era suficiente). Muitos cristãos foram linchados e enterrados vivos porque liam "o livro imperialista". O mundo sempre foi e sempre será hostil aos que temem a Deus. Ou será que Jesus estava enganado?
Mat 24:9 "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.
Joã 15:18 "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.
Joã 15:19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
Joã 15:20 Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.
Joã 15:21 Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou."
Logo abaixo disponibilizo a nova resposta do Mário Persona dada a um internauta a respeito dos cristãos participarem das manifestações pacíficas:
ResponderExcluirhttp://www.respondi.com.br/2013/06/devo-participar-de-manifestacoes-contra.html
Irmao Antonio,
ResponderExcluirQuanto a primeira parte, sobre a necessidade de leis, parlamentares etc para protegerem os cristãos, concordo que não há motivos para tal. Entendo que os cristãos sempre foram perseguidos por exaltarem o nome do Senhor.
Agora, quanto a parte das manifestações pacíficas, reivindicando direitos sociais, entendo que é nosso direito, sempre que não haja depredações, violência ou coisas do tipo. Ou senão, teremos que aceitar tudo passivamente, desde um erro numa conta de restaurante, um direito trabalhista não recebido, uma cobrança indevida num caixa de supermercado ou numa conta bancária.
Claro que temos que usar de prudência e bom senso. Não é por isso que vamos reclamar por toda e qualquer coisa, mas o que é direito nosso e não infringe nossa vida cristã, não vejo problemas em irmos atrás.
Das passagens listadas pelo irmão, em Atos 23:5, Judas 1:8, Eclesiastes 10:20 e Tito 3:1-2, entendo que as três primeiras não se aplicam ao contexto, pois citam passagens aonde havia ordenanças espirituais, no primeiro caso, o sumo sacerdote, no segundo caso aos apóstolos e no terceiro caso o rei de Israel (no caso Salomão, que Deus tinha prometido a Davi que sua herdade continuaria como reis em Israel).
Já na passagem de Tito, compreendo que no contexto, Sobre o “sujeitar aos governos”, uma das acusações feitas contra os cristãos nas perseguições romanas do segundo e terceiro séculos era que eles eram desleais ao governo. Esta acusação era feita porque os cristãos não queriam adorar o imperador. Contudo, os cristãos estariam entre os melhores cidadãos em qualquer país, porque se submetiam voluntariamente ao governo, por causa de Cristo (3:1; veja também Romanos 13:1-7), todavia não adoravam aos imperadores, mesmo em silêncio, neste caso se rebelavam nesta parte.
Grande abraço.
Irmão tenho um posicionamento a este respeito, não sobre direitos individuais que as vezes recorremos ao poder judiciário para resolver tal desonestidades cometidas com certas pessoas e comigo mesmo, pois eu sou um exemplo que tive que recorrer a justiça humana para ter o meu direito como cidadão garantido. O que eu não concordo e nunca concordarei é que cristãos sejam incentivados por "motinhos" que se dizem pacíficos (mesmo que sejam) para reivindicarem direitos, mesmo que estes sejam válidos e de direito. Na nossa carta magna (constituição federal) isto é permitido, mas eu como cristão jamais me envolveria em motinhos expansionistas que buscam nas ruas seus direitos como cidadãos. Esta é minha opinião.
ResponderExcluirSomente uma correção tua, estes trechos bíblicos citados por você, não foram eu quem escrevi, apenas transcrevi na íntegra a opinião do irmão Mário Persona.
O cristão deve obedecer as leis humanas desde que estas não vão contra a palavra de Deus (como foi os casos dos cristão perseguidos no primeiro e segundo século). Por fim deixo um recado que servirá muito bem para este último estado que a cristandade está passando, pois o seu declínio se deu a isto e como no "fim dos tempos" a iniquidade e a apostasia iria aumentar e não é de duvidar que este declínio seja retomado e adicionado com isto daqui:
"O cristianismo casou-se com o estado e deu à luz a cristandade, essa vergonhosa caricatura do que foi a igreja de Deus no princípio."
Abraços a todos e finalizo minha participação neste post e não escreverei mais nada neste post.
Sem dúvidas, não devemos ser incentivados por outros (apesar disto ocorrer em quase todas as áreas de atuação humana), devemos sempre procurarmos à luz da Palavra se algo que façamos venha escandalizar ou não o próximo (seja esse cristão ou não).
ExcluirPerdoe-me sobre a confusão entre a tua transcrição e teu texto. Não me atentei que era do Mário Persona, por ora pensei que era teu. rsrsrs
E sem dúvidas, penso que política e religião não funcionam juntas. Aliás nem sozinhas elas funcionam, quanto mais juntas. rsrs
--
Agora sobre a citação do "fim dos tempos" (é apenas minha opinião, entenda que não estou contradizendo ninguém, mas só abrindo espaço para uma discussão), será que estamos mesmo próximos do fim dos tempos bíblicos?
Sei que o irmão disse que não participaria mais neste post, mas gostaria de ter tua opinião (e dos demais leitores) a respeito.
Digo isso, porque numa parte na Bíblia (creio que nas epístolas de João), ele dizia que já era chegado o final dos tempos. E já se passaram 2 mil anos e ainda estamos por aqui...
Fico imaginando que várias gerações antes de nós também devem ter chegado a esta conclusão de "Estamos no fim dos tempos", pelos acontecimentos contemporâneos daquela época. Será que conosco não se repete o mesmo? Lembro na minha infância de pregações a respeito, como parecendo que o fim dos tempos aconteceria em 2, 3, 5 anos. Os pregadores se foram, o século XXI chegou e aqui estamos...
Sei que aos olhos de Deus, que é Eterno, "já é o fim dos tempos", mas para mim, sinceramente não me atrevo a afirmar.
Mais uma vez, não quero competir neste assunto, mas só conhecer as opiniões...
Abraços!
Mais uma vez, não quero competir neste assunto, mas só conhecer as opiniões...
Excluirirmão HP , seria interessante se o irmão fizesse um post a respeito desse assunto : fins dos tempos. E outra coisa: e a sensação que a maioria das pessoas esta tendo de que o tempo está passando rápido demais? Não acredito que seja excesso de informações... O que o irmão acha?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIrmão Hp e demais deletei o post anterior, pois vi que tinha me equivocado na ortografia e concordância nominal. Agora voltando ao assunto em pauta, se você ater ao que eu escrevi eu coloquei entre aspas a palavra FIM DOS TEMPOS. Daria uma boa "discussão" (no bom sentido da palavra) sobre este tema. A verdade é que o fim dos TEMPOS literalmente falando, só acontecerá depois do milênio é quando o TEMPO cessará entrando então a ETERNIDADE. Por isto que eu coloquei fim dos tempos entre aspas de propósito, mas esta explicação é muito detalhada e requer um assunto puxando o outro. Agora estou sem tempo, mas o irmão poderia abrir um tópico para discutirmos sobre isto.
ResponderExcluirAbraços
Irmão HP, Sônia e demais, para entenderem quando será o fim do tempo literalmente falando, sugiro a leitura deste blog do Mário que responde a esta dúvida da Sônia:
ResponderExcluir"e a sensação que a maioria das pessoas esta tendo de que o tempo está passando rápido demais? Não acredito que seja excesso de informações... O que o irmão acha?"
http://www.respondi.com.br/2013/03/os-dias-estao-sendo-abreviados.html
O tempo continua o mesmo, pois fica preso um dia na prisão ou no hospital e vê se o tempo passa rápido, parecerá uma eternidade. (risos)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir