07/05/2014

Evangelizando Travestis


66 comentários:

  1. Como eu gosto de pastor assim. Infelizmente conta-se nos dedos de uma mão pastores assim.
    Não partiu pra cima do 'pecador' com discursos moralistas e religiosos.
    Disse apenas o necessário quanto à informação que ele pediu, deixando-o admirado com sua postura contrária ao que se acha na obrigação de 'evangelizar'.
    É dessa atenção, desse amor que o mundo está carente e que Jesus fala.
    Infelizmente, os que rotulam atitudes assim de relativista, liberalista e universalista estão tão obcecados, frios e duros com suas conceituações religiosas e teológicas que se esquecem da única coisa que lhes cabe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom se existisse mais pessoas assim, ainda mais lideres religioso.. Se as pessoas para-se de julga-las e tenta-se ao menos imaginar o que Cristo faria .. Viveríamos melhor... Porém é mais fácil manter distância e sentecialos do que abraçar..A Paz dr Deus ... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Tiago!

      Valeu pelo comentário. Seja sempre bem-vindo.

      Concordo contigo. Todos somos pecadores e necessitados da Graça de Cristo. Infelizmente há alguns que depois de conhecerem a Graça se sentem como "Não necessitados" dela mais, passando a fazer como os fariseus, se relacionando com Deus através de obras.

      Não. Somos TODA A VIDA necessitados da Graça de Cristo, pois continuamos a pecar. Uns de forma pública e outros de forma sigilosa (até em pensamento, como ensinou o Senhor!).

      Agora, claro que devemos andar nos passos de Cristo, mas a chamada "Santidade" não vem do esforço próprio nosso, mas do trabalho do Espírito Santo em cada vida. Pouco a pouco o Espírito Santo vai nos desvencilhando dos pecados e coisas que anteriormente éramos escravos, de repente nos tornamos livres.

      Livres do pecado não por nossas forças, mas pelo trabalho do Espírito Santo em nós!

      Um abraço!
      Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Não quero parecer intransigente quando nem sequer conheço o contexto desta palavras (se houve algum tipo de aconselhamento pastoral antes? depois? se este mesmo texto está completo?, etc) mas este parece-me ser um infeliz exemplo de exercício de aconselhamento biblicamente saudável.

    Até Jesus, nesses versículos citados ad-nauseum pelos liberais/seculares de João 8, "a mulher adúltera", termina dizendo: "não peques mais". Tal não se vê nesta troca de palavras, que, inclusive, contém um "ah, e não se esqueça da camisinha"(?!?).

    Saltar da aparente anuência do Senhor Jesus em João 8 sobre práticas sexuais menos correctas para o antinomianismo, é um exercício de ilógica com o qual não posso, obviamente, concordar. A Bíblia no seu total contexto é contra certas práticas, mesmo após reconhecer a dispensação de imerecida misericórdia pela Graça de Jesus.

    É a minha opinião neste particular, que percebo não obtém simpatia entre os meus amigos e irmãos HP e Regina, mas também não podemos gostar todos do azul senão as outras cores ficavam tristes.

    Um abraço e Deus vos abençoe,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo e irmão Vítor!

      Em relação a simpatia, não sei se a recíproca é verdadeira, mas saiba: você já tem a minha (simpatia) independentemente de qualquer divergência. Aliás, mais do que simpatia, tenho admiração e respeito por você.

      Quanto ao texto o que eu percebo é que talvez eu tenha captado uma mensagem que passa longe dos moldes religiosos de 'evangelização' que aprendemos ao longo da vida.

      Para mim, o contexto desse diálogo não trata de 'evangelizar' conforme a doutrina da denominação. Na minha visão, é apenas um diálogo despretensioso onde um trata o outro com naturalidade, sem moralismos nem hipocrisia. Ali não tem pastor nem gay, são apenas duas almas humanas. Inclusive, é como se situa 'o pastor', tentando demonstrar isso 'ao gay' o tempo inteiro durante a conversa.

      E eu percebo e constato que as reações diversas têm mesmo a ver com os conceitos de cada um, porque veja você que interessante. Enquanto lhe chama a atenção o pastor lembrar acerca da camisinha (o que eu acho muito importante!) o que me atrai é o amor com que ele trata o gay o tempo todo durante o diálogo num mesmo nível de igual pecador. Veja bem, não estou dizendo que o pecado que cometem é o mesmo. Estou dizendo que o pastor tem a consciência de que ambos têm a mesma natureza humana e que Jesus olha para ambas pelo mesmo prisma. Não tendo, portanto, nenhuma ligação, com qualquer 'ismo' estabelecido séculos depois.

      O próprio exemplo da 'mulher adúltera' nos diz isso, claramente! Em nenhum momento Jesus diz pra ela confessar seus pecados nem se arrepender. Ele apenas a enxerga no mesmo nível que vê os seus algozes ferrenhos. Ou seja: ambos estão NIVELADOS no mesmo patamar: natureza humana. E a consciência que lhes tomou foi tão grande com a argumentação de Jesus, que eles, ainda que rigorosos no cumprimento da lei inflexível, saíram de fininho. E mais! A narrativa ainda diz: 'a começar pelos mais velhos'.

      E, de fato, Jesus disse a frase emblemática. Mas não significa que 'a pecadora' não fosse pecar nunca mais. Pois não foi como uma palavrinha mágica que a impedisse de cometer mais erros na vida. Serviu de alerta. Afinal, no mínimo ela sentiu na pele ali o que significava infringir uma lei.

      Assim, eu entendo que evangelizar não significa sair desfolhando na cara do outro todos os versículos que o CONDENAM e o colocam no inferno. Evangelizar tem das suas sutilezas e não obedece a uma cartinha rigorosa. Esse texto que o diga!

      Essa é a minha leitura.

      Quanto aos 'ismos' não sou adepta de nenhum. Acho que vc já me conhece um pouco e sabe disso. Vejo apenas pessoas...

      Um abraço,
      Regina.

      Excluir

    2. A paz de Deus mano Vitor, tudo bem?


      Estou no momento de férias, na tua península Ibérica,  mas do lado dos hermanos catalãos.


      Então, o irmão citou a parte da mulher adúltera, na famosa frase do Senhor Jesus "Vais e não peques mais".


      Vamos voltar ao contexto. Havia uma mulher em adultério. Hoje este pecado na sociedade está quase banalizado, infelizmente,  mas naquela época era marcado com Pena de Morte.


      Misericórdia e compaixão para uma adúltera não havia. 


      Daí encontramos o Senhor sendo testado pelos fariseus neste assunto e no lugar da Pena de Morte, Ele oferece Misericórdia. Depois da Misericórdia, Ele então diz: "Vá e não peques mais"



      E Misericórdia é algo que dificilmente é oferecido a um gay ou travesti. É normal oferecermos primeiro o "Vá e não peques mais" e depois então ofereceremos misericórdia se assim tal pessoa não pecar mais...


      Mas continuemos. Qual ser humano "Vai e não peca mais"? 


      Eu digo por mim. Sou eterno necessitado da Misericórdia do Altissimo, pois "vou e continuo pecando"...


      Por isto eu já várias vezes disse aqui, se compreendermos o que significa Falência Espiritual, iremos então compreender o que é Graça. 

      E então veremos no travesti um ser humano, tão necessitado de Deus quanto a mim...


      E que o Espírito Santo opere a regeneração, tal como aconteceu com Zaqueu, com a Maria Madalena, comigo e com tantos outros...


      Um abraço meu querido irmão. 




      Excluir
  4. Elaborando um pouco além do meu superficial achismo anterior, no que diz respeito à mensagem que comentamos:
    Essa troca de palavras entre o Pastor e o Travesti que o consultou fez-me lembrar um homem que sem saber ter cancer foi ao médico e este último deu-lhe uma palmadinha nas costas e o mandou embora dizendo "seja feliz", sem nunca lhe anunciar o terrível diagnóstico da sua enfermidade carnal.
    Uma charlatanice portanto.

    Eu não advogo que se encha os ouvidos daquele que busca aprender quem é Jesus com fardos impossíveis de se carregar (legalismo), mas não me parece muito correcto que ao mesmo tempo, e pelos mesmos motivos, nos aliviemos da nossa obrigação de anunciar a justa e santa ira de Deus, que pende sobre toda a humanidade devido à sua rebelião.

    Se o travesti que consultou o Pastor tivesse um ataque cardíaco fulminante 30 segundos depois de fechar a janela do chat acima partilhado, ele estaria indo para onde? Para o céu? Podemos entreter a ideia na nossa mente que isso seja uma possibilidade, mas as Escrituras não dão grande suporte a essa realidade.

    Ele não aceitou a Jesus com arrependimento pelas suas falhas/faltas/pecados nem colocou n´Ele a sua confiança e fé. E ele não teve a necessidade de se arrepender porque ninguém lhe disse que as suas actividades sexuais, por mais naturais que lhe parecessem (e todo o pecado parece normal ao Homem natural) são a razão própria da sua separação do Criador... que só é redimida pela fé em Jesus. A própria Santificação -onde este homem poderia experimentar novos desejos sexuais que estivessem de acordo com o plano de Deus- não inicia sem que o Espírito Santo tome posse do coração do crente, nele habitando, e isso só acontece na natural consequência de uma genuína conversão.

    Mas,
    "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"
    Romanos 10:13-14

    Repito-me, não conheço o contexto e não quero embandeirar em arco a minha "justiça". Espero honestamente que esse texto aqui partilhado tenha sido retirado de um contexto o qual não dispomos, onde o Evangelho tenha sido plenamente anunciado a esse homem.

    Admito que posso estar estar equivocado, mas essa foi a imagem que passou. A minha mulher está-me sempre a dizer que eu sou um velho no corpo de um (semi) jovem, ela deve ter razão mesmo, sou um sujeito meio rabugento :)

    Um abraço sentido para ambos, irmãos no maravilhoso Jesus.
    Vitor

    ResponderExcluir
  5. Vitor,

    Deixa ver se entendi.
    Então, quer dizer que, se o menino cair duro diante do pastor, a responsabilidade pela vida eterna dele é do pastor?!

    Como assim?! E cadê a soberania de Deus?
    Jesus diz CLARAMENTE que se calarmos as pedras clamarão.

    Além do mais, o menino faz uma confissão de amor a Jesus que não precisa ninguém acrescentar mais nada.

    Ele diz: 'eu amo a Jesus de todo o meu coração e sofro por ter essa condição'.

    Disse tudo e mais alguma coisa.

    O pastor não teria mais NADA a acrescentar a não ser o que ele disse com muita propriedade: 'ele também te ama e não tem nojo de você'.

    Na minha opinião, ele foi muito sábio e soube conduzir a conversa até o final sem que apelasse para o velho e hipócrita desencargo da consciência religiosa e despejasse sua verborragia doutrinária.

    A menos que, pela pretensão doutrinária/denominacional, ele se engane achando que o que disser vai ficar bem na fita com Deus, vai estar cumprindo sua parte como evangelizador. E, de quebra, ainda ficaria 'em paz' com a consciência, já que 'fez sua parte'. Ou seja: ele até poderia sair com esse discurso pronto que vemos tanto por aí, mas o certo é que Deus bem sabe com qual intenção se faz isso. O que eles fizeram, na verdade, foi o que todo dirigente espiritual deveria fazer na prática: trocar os telefones para manter contato. Pronto, fechou! Pra mim tá perfeito!

    'Mazenfim', não quero aqui bancar a pretensiosa e te convencer de nada, até porque estaria incorrendo no mesmo erro desses pregadores de plantão que usam de retórica. Só quis dar umas pinceladas e compartilhar o que enxerguei com muita alegria.

    E, finalmente, eu, particularmente, não consigo enxergar em você um jovem rabugento nem com conceitos de velho no sentido mofado da palavra rss, apenas um denominacional sincero, como muitos bem intencionados por aí afora, mas tão apegados a frases feitas da literalidade bíblica que tornam-se rigorosos a ponto de esquecerem o essencial.

    Sempre que vejo o rigor doutrinário me reporto ao que diz o autor de Eclesiastes:

    'Não sejas demasiadamente justo'.

    Ora, nossa justiça é tão aquém da justiça de Deus que nós nem sequer poderemos jamais imaginar!

    Em Cristo, que jamais desampara os Seus, ainda que não pareçam Seus rss

    RF.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Regina, cara irmã em Jesus, cito as palavras que não fui capaz de escrever para lhes explicar (a si e ao irmão HP) porque motivo a troca de palavras do Pastor e do Travesti aqui reproduzidas me "caiu mal".

    Com a palavra, o Sr. Charles Spurgeon que não necessita de qualquer apresentação:
    "Deus determinou um dia em que julgará o mundo, e suspiramos e choramos até que termine o reino da impiedade e dê descanso aos oprimidos.
    Irmãos, devemos pregar o vinda do Senhor, e pregá-Lo mais do que temos feito, porque é o poder do Evangelho. Muitos têm prendido estas verdades e assim o osso foi tirado do braço do Evangelho. Sua ponta foi quebrada; seu gume foi cegado.
    A doutrina do julgamento vindouro é poder pelo qual as pessoas são despertadas. Existe uma outra vida; O Senhor virá uma segunda vez; o julgamento chegará; a ira de Deus será revelada. Onde esta mensagem não é pregada, ouso dizer que o Evangelho não é pregado.
    É absolutamente necessário à pregação do Evangelho de Cristo que as pessoas sejam alertadas a respeito do que acontecerá se elas continuarem em seus pecados. Ôu, ôu, senhor cirurgião, o senhor é delicado demais para informar ao seu paciente que ele está doente! Espera curar os doentes sem eles tomarem conhecimento. Assim, o senhor os lisonjeia: e o que acontece? Eles riem do senhor e dançam sobre suas próprias covas. E finalmente morrem!
    Sua delicadeza é crueldade; suas lisonjas são veneno; o senhor é um assassino. Será que devemos manter as pessoas em um paraíso de mentira? Será que devemos adormecê-los em doces sonecas das quais apenas acordarão no inferno? Será que devemos nos tornar colaboradores para sua condenação através de nossas agradáveis conversas? Em nome de Deus, não!"
    http://www.spurgeon.org/sermons/1849.htm

    Era isto que o meu coração queria dizer, mas a minha mente não foi capaz de colocar por palavras. Quem sabe sabe, este vosso amigo não soube.

    Deus os abençoe,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus irmao Vitor,

      Tudo bem?

      Voltei ontem das ferias e só agora tive tempo para vir aqui ler os comentários. Passei o dia a arrumar as coisas. Rsrs

      O irmão cita o texto acima de Spurgeon. Confesso que apesar de haver algumas leituras dele que me interessam, o conteúdo calvinista extremo me repulsa. Bem como a Idolatria gerada por tantos outros calvinistas atuais ao se referir a Spurgeon como “Príncipe dos Pregadores”.

      Bem, mas porque rejeito? Porque o que ele pregou acima não é o Evangelho da Graça exposto pelo Senhor Jesus Cristo.

      Sim, Cristo julgará. Ele mesmo disse e a Bíblia relata isto. Mas resumir Evangelho a isto e dizer que sem isto “não há Evangelho”, como se a mensagem principal do Evangelho fosse o julgamento final é algo que não consigo encontrar nas Escrituras.

      Afinal, Evangelho a princípio significa “Boas Novas” e boas novas do que? De destruição? De julgamento? De desgraça?

      O que nos é apresentado na Palavra de Deus é o EVANGELHO DA GRAÇA. Graça esta que ABUNDA sobre o pecado.

      Ainda hoje assisti a um vídeo que a Regina postou no facebook que diz exatamente isto. Em Gênesis, Deus criou o Universo e os animais com o falar, mas ao Homem, Deus moldou com SUAS MÃOS.

      Sim, irmão, como o pregador naquele vídeo disse, “temos em nós as digitais de Deus”.

      Deus é Aquele que disse: “A alma que pecar, esta morrerá”, mas Adão pecando, Deus não o matou, mas sim matou um animal inocente, tirou-lhe as peles e cobriu a nudez do pecado de Adão e Eva.

      Pinta-se muito um Deus destruidor, mas até o salmista reconheceu que a “Ira do Senhor dura só um momento, mas Sua benignidade dura para sempre”.

      Dizer que Deus vai destruir a humanidade vai contra aquilo que encontramos na Bíblia. Deus sempre teve do homem misericórdia. Tal misericórdia que levou a João Batista dizer ao ver Jesus: “Eis aí o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.


      Jesus é Aquele que levou sobre si as nossas enfermidades. Foi sobre as Suas pisaduras que nós fomos curados. Nele foi aplicado o Sacrifício que nos traz a paz.

      Nele, o último Adão, nos restitui a condição que Adão perdeu no relacionamento para com Deus. O céu que eu vejo é nada mais do que o Éden era. Um lugar de delícias, tal como sua tradução.


      Agora, ainda há em nós a natureza caída. Não comemos do Fruto da Árvore da Vida. Continuamos mortais.

      Por isto, somos SEMPRE DEPENDENTES da Graça de Cristo.

      Não adianta eu dizer a um travesti: “Negue-se a si mesmo” enquanto que OCULTAMENTE eu continuo a cometer inúmeros pecados, alguns deles até “moralmente” aceitos, tal quanto eu disse ao princípio sobre a Idolatria que alguns fazem a pregadores.

      Ora, diante dos olhos de Deus o pecado de um travesti é diferente do pecado da Idolatria? Ou da Mentira? Ou da Ira? Ou Inveja?

      CONTINUA...

      Excluir
    2. Quando a Regina lembra que no episódio da Mulher Adúltera, Cristo nivelou a todos, isto é mais do que necessário atualmente, pois facilmente achamos que nós, por conhecermos e termos recebido a Graça de Cristo, temos mais “dignidade” do que outros, e hipocritamente dizemos a um gay ou travesti “Deixe teu pecado”, enquanto ocultamente eu continuo a cometer os meus, muitas vezes mais mortíferos do que os do travesti/gay.


      Irmao, doutrina da Regeneracao aonde se diz que “É necessário que a pessoa arrependa, confesse e abandone seu pecado” é farisaica. Homem nenhum consegue abandonar pecado, por mais que se arrependa dele e o confesse se não for OBRA ÚNICA E EXCLUSIVA DO ESPÍRITO SANTO.

      E nisto, por mais que as denominações/religiões busquem para si este direito de julgar, quem julga é Deus entre Si e a pessoa.

      Eu continuo a cometer pecados terríveis. Me arrependo, confesso e volto a cometer. É minha natureza humana caída. Por isto sou necessitado da Graça. Todos os dias até o fim da minha vida.
      Se o Espírito Santo quiser me limpar, eu creio que Ele tem poder para tal, mas mesmo assim, haverá outros pecados que me acompanharão de igual maneira até o fim da minha vida.

      Por isto LOUVO AO CORDEIRO, que TIROU O PECADO DO MUNDO. Hoje no meu relacionamento com Deus eu, mesmo pecador, tenho rosto limpo para me apresentar diante do Altíssimo. Merecimento total do Cristo, Santo e Puro que me LAVOU.

      E quanto aos meus pecados, eu vou sofrendo nesta terra a consequência deles. Se caio numa mentira, sofro as consequências mais tarde, se me iro, posso até sofrer um infarto a toa, se cobiço, passo a vida infeliz sem dar valor ao que tenho, etc. Mas minha alma está salva. Quem me segura é Cristo.

      Me perdoe a extensão da minha resposta. Queria muito que o irmão realmente compreendesse o que escrevi. Temos que ler a Bíblia a partir de Jesus Cristo. Ele é a Chave Hermenêutica. Verdadeiro Homem. Verdadeiro Deus.

      Receba um abraço sincero do teu irmão que te ama muito.

      PS: Querendo, assista: http://blogdoirlandes.blogspot.com/2014/05/a-verdadeira-graca-de-deus.html

      Excluir
    3. Ah, me perdoe continuar algumas linhas, mas é que pude soar "Universalista", mas tomo as palavras do Ed René Kivitz: "Eu queria que o Inferno estivesse vazio. Sei que não estará, mas naquilo que entendo do amor de Deus para com o homem, eu gostaria de ver o Inferno vazio".

      Creio que não estará porque creio que Deus respeita o desejo do homem. Os fariseus lutaram muito contra Cristo até chegar o momento de Cristo assim os alertar da sua escolha final: "Indesculpáveis, pois pecaram contra o Espírito Santo".

      Há homens que querem e desejam o Inferno. Querem o mal ao próximo, acham problemas e tumultuam aonde quer que passam. Vivem em poços de tristeza e dias de amargura!

      Eu ainda assim creio que no coração de Deus, Ele não queria que tais fossem assim. Ainda assim creio que Deus tenta criar caminhos para que tais pessoas voltem atrás. Mas tem aqueles que teimam...

      Daí lhes resta o Inferno mesmo...

      Deus te abençoe meu querido.

      Um abraço de teu irmão em Cristo

      Excluir
  8. Paz de Deus primo HP!
    Perdoe-me discordar de você, concordo com o entendimento do irmão Vitor.
    Mas, olhe, a carta de Paulo aos Romanos é praticamente um tratado completo sobre esse assunto. Não estou querendo acrescentar “o Evangelho segundo Paulo”, mas se ele a escreveu, creio que o fez por necessidade (não foi por acaso) e por inspiração divina. Aliais o que ele anuncia aos romanos não é o Evangelho?

    Ele começa apontando a depravação dos gentios (sem lei), a transgressão da lei pelos judeus, e diz que ambos estavam em condenação. Daí ele prossegue apresentando a solução: o Evangelho, a Graça: Jesus Cristo, nosso Refúgio, a justificação pela fé. Cita o exemplo de Abraão.
    No capitulo 5 prossegue com a justificação pela fé. Menciona Adão (no qual creio que a determinação divina realmente se cumpriu: o estado de morte no pecado) e a justificação em Jesus Cristo, chega então ao ponto central dos comentários deste post: “mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” Bom, acredito que essa frase é qualitativa (o dom da graça e tudo quanto se refira a ela) e não quantitativa (mesmo porque seria ilógico se todos os homens descendem de Adão e se haverá homens que serão condenados, haver mais salvos do que a quantidade de homens ).

    Então! Paulo prossegue:
    “QUE DIREMOS POIS? PERMANECEREMOS NO PECADO, PARA QUE A GRAÇA ABUNDE? DE MODO NENHUM. NÓS, QUE ESTAMOS MORTOS PARA O PECADO, COMO VIVEREMOS AINDA NELE?” Romanos 6:1-2

    E aí ele discorre sobre a santificação:
    “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6:22
    HP, sei que a santificação é gradual e incompleta nesta vida, mas em quem o Deus iniciou a obra de salvação, dando a fé, o arrependimento, justificando, Ele mesmo por Seu Espírito faz produzir os frutos! As obras nada colaboram para a salvação, mas se não existem frutos nos que se dizem crentes, simplesmente não existe fé, ou como diria Tiago, a fé é morta!

    Olha como o tratado de Paulo foi amplo, a seguir ele discute sobre nossas naturezas, a guerra da natureza pecaminosa e natureza da vida implantada por Deus. Sim, somos Miseráveis, falidos, mas isso não justifica o antinomismo ou a libertinagem, somente indica a imperfeição da santificação nesta vida (como citei no paragrafo anterior). João em sua carta é claro, se dizemos que não pecamos estamos mentimos, se confessamos temos um Advogado para com Deus, porém os filhos de Deus não permanecem no pecado.

    No próximo capitulo, Paulo segue sobre a segurança dos crentes, a inclinação dos regenerados para as coisas do Espírito e aí chega ao famoso e lindo “cântico de vitória”.

    A frente ele fala sobre a vocação dos gentios X judeus, a predestinação (algo que é impossível de negar segundo a luz das escrituras) e nos capitulo 12 e 13 além de algumas recomendações diversas, ele volta da diferença dos crentes com o “mundo,” obras da carne X frutos do Espírito.

    Nos cap. 14 e 15 ele discorre sobre as divergências da época sobre o uso das particularidades judaicas e no ultimo capitulo, em meio a saudações, ele nos lembra da promessa feita no jardim do Éden e finaliza com uma “doxologia”.

    Creio que o que Paulo escreveu, não é contrario aos ensinos de Jesus, antes o escreveu por inspiração de Seu Espírito, o qual o próprio Jesus prometeu aos Seus para os guiarem em toda a verdade.

    Realmente, Deus não tem prazer na condenação de ninguém. Sabemos que Ele está muito longe da nossa compreensão. Mas assim como não podemos anular alguns atributos divinos como amor, misericórdia, graça, também não podemos anular sua justiça.
    Sei que você já leu o livro citado diversas vezes e mesmo assim o entende de forma diferente, peço desculpas pela extensão do comentário. O motivo da citação é que o tratado de Paulo praticamente responde ao dialogo nos comentários desta postagem.

    Um grande abraço, querido! Em Cristo Jesus, Danilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Danilo!

      Hehe fique tranquilo quanto a discordar, estamos aqui pra isto, pra aprendermos uns com os outros sobre a Graça de Cristo.

      Mas veja bem, eu concordo com você em tudo (somente na parte da abundância da Graça, contemplo que a obra de Jesus na Cruz é também maior do que a de Adão, também em quantidade, sendo mais os salvos do que os condenados).

      Quanto a santificação, concordo plenamente, pois quem se aproxima da Luz que é Cristo, vê em si mais o pecado e é constrangido a abandoná-lo.
      Porém tal constrangimento ocorre por obra do Espírito Santo e não por nenhum outro veículo.

      Agora sei que este debate se acirrou porque temos um pecado considerado "depravado", de um travesti. Ninguém quer um travesti sentado ao lado no banco da igreja. Não sou eu que digo, mas a própria sociedade que vivemos.

      Porém aos olhos de Deus, o travesti é tão necessitado da misericórdia quanto a mim e meus pecados.

      O travesti peca contra si, porém os meus pecados muitas vezes prejudicam não só a mim, mas a outros também.

      Agora, se tirássemos o travesti e colocássemos um glutão, talvez a conversa não geraria tanto calor. Afinal glutões até nos púlpitos temos...

      Eu creio que o Espírito Santo possa sim limpar um travesti do seu pecado. Porém ouso a dizer que o nosso pecado é maior ao fecharmos nosso coração a amar em Cristo uma pessoa nessa condição.

      Um abraço meu querido!
      A paz de Deus

      Excluir
  9. Meu primo amado Danilo e meu amado irmão Vítor!

    Queria muito estar sentado convosco para conversarmos junto a este respeito. Sinto que as palavras escritas se tornam "frias" mediante um assunto que se fala de coração tão quente!

    Compreendo a necessidade da santificação. E sei que sou EXTREMAMENTE necessitado da santificação (para meu próprio bem!), mas por mais necessitado que eu seja da santificação, sei que em mim não há forças para ser santo.

    Sou pecador. SER SANTO É SER CONTRÁRIO MINHA NATUREZA HUMANA.
    Somente o Espírito Santo pode operar em mim santificação.

    Nisto tomo os versos de Paulo, escritos também aos Romanos:

    Romanos: 7. 14. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; MAS EU SOU CARNAL, VENDIDO SOB O PECADO. 15. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 17. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, MAS O PECADO QUE HABITA EM MIM. 21. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23. MAS VEJO NOS MEUS MEMBROS OUTRA LEI GUERREANDO CONTRA A LEI DO MEU ENTENDIMENTO, E ME LEVANDO CATIVO À LEI DO PECADO, QUE ESTÁ NOS MEUS MEMBROS.

    24. MISERÁVEL HOMEM QUE EU SOU! QUEM ME LIVRARÁ DO CORPO DESTA MORTE? 25. GRAÇAS A DEUS, POR JESUS CRISTO NOSSO SENHOR! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

    --

    Sou MISERÁVEL diante da Santidade de Deus. Quero ser santo, tal quanto o Senhor É, mas tal qual um inseto preso numa cola, não consigo ser!

    Paro de mentir e no minuto seguinte me iro. Quando jovem fugia da fornicação e caia na pornografia.

    Quantos são os jovens nas Igrejas que são cativos da Pornografia? E quantos são os casados que também sustentam este vício tão depravado quanto ao pecado da imoralidade do Travesti?
    Quantos são os "Servos de Deus" que tem seus pensamentos tão depravados até piores dos cometidos por um travesti? Lembremos que o Senhor Jesus advertiu-nos que até no pensar pecamos!

    Se nem em mim há forças para ser Santo, quanto mais exigirei isto de outra pessoa?

    Por isto prego aos outros que olhem para Jesus Cristo e que sigam A ELE apenas. E o Espírito Santo é aquele que se encarregará de RESTAURAR a vida do pecador na imagem de Cristo!

    É isto que vemos com todos os pecadores que se chegavam a Jesus. Raramente vemos o Mestre "jogar na cara" de cada um os seus pecados. Coisa que com a hipocrisia dos fariseus, o Mestre era rígido e aí sim "jogava na cara" de cada um deles os seus pecados.

    Compreendo que estamos no mesmo barco do travesti em questão neste texto. Ele confessou que ama Jesus, mas sofre por ter a condição que possue.

    Eu amo a Jesus, mas sofro por continuar a me olhar tão pecador e nojento com meu egoísmo, consumismo, glutonaria, ira, imoralidades, etc...

    Pena que palavras escritas não expressem as lágrimas nos olhos...

    Deus vos abençoe, meus irmãos.

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo e Irmão HP,
    "Ele confessou que ama Jesus, mas sofre por ter a condição que possui."

    Tenho recorrentemente citado Mateus 7:21-23 nos últimos tempos (fui infectado com o vírus "Mark Dever" e agora sofro de hiper-preocupação com falsas-conversões) e em várias situações, esta não será excepção.

    O travesti confessa que ama a Jesus com a sua boca, mas com o corpo pratica homossexualidade e fornicação, aparentemente compactuado pelo pastor que se demite da obrigação de prestar devido conselho a respeito.

    Mais,
    Sabemos que Deus dá o Seu Espírito (vamos ignorar por um momento se é no ato da conversão ou antes, para não suscitar polémica desnecessária) como penhor/garantia/selo da nossa salvação ao crente e nele actua activamente produzindo a sua Santificação.

    Pode um verdadeiro crente sê-lo, mantendo este tipo de práticas? Que estamos nós a insinuar acerca do poder que há no Espírito Santo? Não compartilha Ele com Deus Pai a característica da soberania e supremacia capaz de nos limpar da concupiscência do homem natural?

    E eu não estou com isto a sequer insinuar que sou um homem perfeito, longe disso, compartilho da fraca carnalidade com todo a restante criação e caio no poço do pecado mais vezes do que gostaria de admitir, mas o discurso e a prática do Cristão têm de andar de mãos dadas, e se eu me levanto para dizer a familiares e amigos que recorrentemente andam irados ou em constantes discussões, ou em mentiras ou na prática declarada de idolatria, fornicação e, e, e... não posso ficar calado neste que me parece ser um igual caso de mau aconselhamento Ministerial por parte do Reverendo e provável falsa-conversão do "crente" travesti.
    Atenção, estou a falar em práticas recorrentes. O Cristão pode e vai cair na sua jornada, não pode é passar a vida no chão porque isso será um sinal de alerta que deve ser lidado pelos que o rodeiam (e a quem Deus deu essa responsabilidade) como tal.

    Mas a esta hora o assunto já vai mais do que discutido. Fico-me por aqui.
    Deus a todos abençoe meus irmãos e amigos, um forte abraço desde as terras de Portugal!
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Danilo , penso igual a voce , inclusive citei Paulo num certo ponto , e fui apedrejada rsss.....Me disseram : Ué agora tem Evangelho de Paulo? Rsss...

      Excluir
  11. Leio os comentários e apenas constato o que já se sabe: conceitos e mais conceitos formados ( e bem engessados!) a partir da tradição religiosa seguida, onde lamentavelmente, os dizeres de um ou outro pensador são exaltados ANULANDO todo o sacrifício feito na Cruz do Calvário. E onde os estudos acadêmicos com base na religiosidade absorvida, suplantam todo o esforço de Paulo na sua retórica ao compartilhar por cartas os propósitos de Deus em enviar Seu Filho para a salvação de todos que a Ele se voltam com fé.

    Ora, minha gente! Lembremos que a carta de Paulo aos romanos, particularmente, é endereçada a uma comunidade que ora se formava tanto por judeus como por gentios. O objetivo de Paulo era focar na vida, morte e ressurreição de Cristo, enfatizando que o Evangelho de Cristo era para TODOS! Tendo isso como base, ele pretendia resolver a situação extremamente conflituosa que havia se formado deixando bem claro para ambas as correntes (culturalmente diversas), que a salvação vem pela GRAÇA por meio da fé e que era um dom de Deus. E não algo alcançado por obras da lei. Ele diz isso de forma clara e concisa ao longo do Livro! Aliás, ao longo das suas cartas!!!

    O que eu enxergo, com muita clareza, é Paulo advertindo sobre o risco do legalismo, pois ali eles estavam colocando a justiça de Deus justamente como um atributo meramente moral. (obras, atitude, performance, comportamento, estilo de vida, aparência de piedoso...)

    O que eu enxergo ainda é Paulo dizendo claramente o Evangelho puro e simples:
    - 'O cumprimento da lei é o amor'. 'O justo viverá pela fé'. 'Se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa'.'Bem aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã Regina,
      Sua constatação sobre os comentários pode estar equivocada...

      De maneira alguma em meu comentário afirmei a salvação por obras, ou neguei a justificação pela fé e muito menos aniquilo a obra consumada por Jesus.

      Bom, com certeza a santificação é obra do Espírito Santo (assim como a regeneração e a inclusão na Igreja de Deus), e O mesmo produz os frutos nos remidos.

      Agora se alguém afirma que ama e crê em Deus, mas não há em si a transformação (por favor, não estou falando de moldes denominacionais), transformação, que toda a Escritura afirma, poderia este ser um genuíno convertido? Assim como o irmão Vitor, não estou afirmando que um crente não peca, mas sim que este se inclina para as obras do Espírito e não permanece na depravação do pecado.

      Se você acredita no contrário, que um ‘cristão’ pode viver em todas suas depravações sem transformação alguma e simplesmente dizer que crê em Deus, peço perdão irmã Regina, mas considero tal posição como antinomismo. De maneira alguma vejo Paulo afirmando coisa parecida.

      Não estou sendo legalista. Mas se a irmã considera que afirmar a transformação operada pelo Espírito Santo na vida de um crente genuíno, é anular a obra redentora na cruz, recomendo-lhe cuidado para não profanar a mesma.

      Quanto ao argumento de que estou engessado em conceitos, tradições e pensadores, poderia afirmar o mesmo de você, pois esses conceitos não são exclusivos seus, outras tradições e outros pensadores pregam o mesmo.

      -----------
      HP, quanto ao incluir a condenação ao pecado no evangelizar, não acho incoerente, pois acredito que esse foi o próprio método divino para levar os homens a Cristo, visto que primeiro Deus deu a lei (para esta finalidade) e depois nos trouxe a graça. Da mesma forma ocorreu no episódio de Jonas, para que os ninivitas se arrependessem foi-lhes pregado a condenação do pecado.

      ----------
      Queridos, finalizo minha participação nesta postagem, espero que meus dizeres não sejam distorcidos. Abraços irmãos!

      Excluir
    2. Ah, meu irmão...

      Você espera que o seu comentário não seja distorcido mas aí vc finda por incorrer no erro que diz ser cometido por mim rss Eita, que essa nossa natureza humana... :)

      Taí, fiquei curiosa agora. Gostaria muito de saber em que parte do que escrevi você imagina que eu acredito que "um cristão pode viver em todas as suas depravações sem transformação alguma e simplesmente dizer que crê em Deus". Afinal, essa foi a sua leitura da minha pessoa que, inclusive, te levou a me rotular de antinomista. Hã?!
      Isso sim, é que é distorcer. Dizer que eu afirmei algo que eu não disse de jeito nenhum!

      Enfim...

      Considerando esse termo aí que virou moda falar nos guetos teologuetos (antinomismo, né?) e que, creio eu, ser o oposto do legalismo, só te digo de antemão, que nem me ligo nesses rótulos de meios acadêmicos e que, de forma alguma sou extremista em nada. Na minha vida prática cotidiana sou flexível e sensata sem me preocupar em ser extremamente justa. Afinal, quem sou eu pra ser a ferro e fogo... Procuro seguir as pegadas de Cristo. Apesar de que vc também pense que sigo algum pensador, posso até ter seguido algum, mas nunca colocando-o acima do Mestre. Nem mesmo Paulo! Mas tudo bem, fique à vontade pra pensar o que quiser a meu respeito, afinal quem teria tal controle?

      Inclusive a minha crítica, quando falo de 'mestres', me refiro à exacerbação quando alguns denominacionais os citam. Não que seja o caso do Vítor, porque eu não tenho tanto conhecimento acerca de suas convicções pessoais para arriscar em usar desse ou daquele rótulo simplista para defini-lo (quem sou euzinha, parte II), mas há muitos que vejo por aí citando o próprio Spurgeon, colocando suas palavras acima do Evangelho sem nem mesmo se aperceberem, creio eu.

      E, de fato, todos nós, seres humanos, tivemos um mestre em algum momento, ou até mais de um. Normal rss. Mas eu entendo que, com a maturidade, vamos andando com as nossas próprias pernas. Ou voando com as nossas próprias asas, para ser mais poética. Foi o que aconteceu comigo, já que eu só posso falar por mim mesma. Afinal, graças a Deus a minha ficha já caiu quanto à compreensão do Evangelho puro e simples. E assim o carrego na minha vida prática da maneira mais simples e coerente possível nessa jornada de eterna aprendiz, não de normas religiosas, mas aprendiz de como conviver e me reconciliar com o meu próximo sem os pré – conceitos das amarras doutrinárias.

      Ah, e eu não te chamei de legalista. O que eu disse (leia novamente) foi que Paulo chamou a atenção para o risco do legalismo de maneira clara e contundente em algumas de suas cartas como a carta aos Romanos, aos Coríntios, a carta aos Gálatas...

      Por fim, não quero, de maneira alguma, fazer inimigos ou antipatias gratuitas, só porque temos pontos de vista diferentes. Mas devo confessar que vou dispensar sua 'recomendação', o que aliás, inevitavelmente me reporta ao estilo típico e velado da repressora religiosidade.

      Em Cristo, que nos manda amar como Ele ama.

      Excluir
    3. Irmã Rê, estamos começando a nos entender... rsrs
      Não escrevi que a irmã disse "se um cristão..." nem a chamei de antinomista. Mas sim: "SE você acredita de tal maneira, considero isso antinomismo".
      :)

      Excluir
    4. Danilo, eu acho incoerente tratar o Julgamento como Cerne, razão principal da Evangelização, tal como Spurgeon disse no texto compartilhado pelo irmão Vitor.

      Sim, Cristo julgará. Ele mesmo disse e a Bíblia relata isto. Mas resumir Evangelho a isto e dizer que sem isto “não há Evangelho”, como se a mensagem principal do Evangelho fosse o julgamento final é algo que não consigo encontrar nas Escrituras.

      Deus abençoe!

      Excluir
    5. HP,
      Isso também é uma coisa que eu percebo de forma disseminada na religiosidade. Esse negócio de julgamento, de ir pra o céu, de quem vai, quem não vai, o que é pra fazer pra ganha vida eterna, ir pra o Reino. Ufa!!! Há uma confusão generalizada que, inclusive, causa muita neura, muita viagem, e, principalmente, aflição e angústia em muitos crentes.

      É como postei sobre 'O HOJE' lá no grupo do Facebook, a partir de um texto do Caio. (Não posso fazer nada se o Caio pensa igualzinho a mim, se nossos conceitos de Evangelho 'batem', mas ele não é meu mestre, meu Mestre é o Dono justamente desse Evangelho que compartilhamos, vejam a diferença!!!). Pois bem, como ia dizendo, não temos que ficar nessa agonia de julgamento final, dia D, de escatologia affff!!! Jesus deixa claro em seu modelo de oração, quando nos diz pra pedir ao Pai: venha a nós O TEU REINO!!! Portanto, quem vive no Reino de Deus, o vive aqui e agora para sempre! Quem tem essa compreensão, quem já está lavado no sangue do Cordeiro já não está (PRE) ocupado com mais nada porque só importa 'o hoje'. E nesse HOJE podemos descansar, ficar realmente em paz. Nessa PAZ que os cecebeanos (muitos deles) aprenderam tanto a dizer mecanicamente e nunca entenderam nem viveram na prática.

      (Ainda to dormindo rsss Vou ali tomar café e já volto rss)

      Excluir
    6. Regina, concordo contigo. Quem vive em Jesus já descansa em paz.

      Descansa em paz quanto aos seus pecados, que mesmo lutando contra eles, já sabe que estão perdoados, como também descansa quanto ao futuro.

      Aliás, eu posso estar caduco, mas pelo que lembro todas as vezes que Jesus falava de Julgamento, Ele direcionava aos Religiosos, que invariavelmente o acompanhavam junto à multidão.

      Agora a multidão, Cristo veio para cumprir o que está escrito em Mateus 11, quando indagado se Ele era Aquele que havia de ser enviado:

      "Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos e os surdos ouvem. Os mortos são ressucitados e aos pobres é anunciado o Evangelho."

      Por isto, peço perdão aos irmãos Vitor e Danilo, a quem estimo muito, mas não concordo com Spurgeon ao dizer que o centro do Evangelho é Julgamento Final.

      "E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em Mim"

      Mt 11:1-6

      Excluir
  12. Quanto ao que Vítor falou sobre ‘um crente verdadeiro com certos tipos de práticas...’, o que eu posso dizer é que ninguém chamou o gay de 'crente verdadeiro'. Até porque, ninguém tem esse poder de classificar alguém como 'crente verdadeiro'. Até porque também ninguém consegue ser um 'crente verdadeiro'. Arrisco dizer que seria grande tolice e portanto, enorme pretensão usar essa expressão. Afinal, quais parâmetros usaríamos para tal classificação? Também gostaria de saber do irmão onde Deus nos deu a responsabilidade de discriminar gays. Devemos estar atentos para não dizermos que Deus disse isso e aquilo sem que Ele tenha dito.

    Se a referência é o que diz Paulo na primeira carta aos coríntios no capítulo cinco, ali ele tratou de um caso específico, de algo que era considerado gravíssimo naquela época (e hoje não é mais), que foi o enteado transar com a esposa do pai. Naquele contexto era grande imoralidade sexual. Naquele contexto ainda, a ética cristã se opunha à corte pagã totalmente vazia de senso espiritual. É o que trata Paulo dando continuidade ao seu pensamento no capítulo seguinte, totalmente surpreso com aqueles cristãos cheios do Espírito submetendo-se a julgamentos de não cristãos, indignado por não haver pelo menos um que tivesse um pouco de discernimento para tomar uma atitude decente, sábia, inteligente. (1Co 6.5)

    O que eu tenho muito, mas muito MESMO, é cuidado com o contexto para não cair na cilada de fazer de Paulo a quarta pessoa da Trindade. Ora, meu povo! Pelo amor de Deus, vamos nos despir da religiosidade, do denominacionismo, da tradição e do doutrinamento, e entender de uma vez por todas, que Paulo tomava MESMO atitudes rígidas e disciplinadoras MAS dentro daquela realidade conflituosa. O que não podemos JAMAIS ser LEVIANOS e trazer fragmentos de suas cartas para a evangelização.

    Aliás, se levarmos ‘ao pé da letra’ o que diz Paulo a seguir, no verso onze, em não nos associarmos com alguém que se diz irmão, mas é impuro, avarento, idólatra, maldizente, beberrão, roubador... A igreja vai ficar vazia!!!

    Enfim, o que eu sei é que enquanto não nos colocarmos na nossa condição de miseráveis, pobres e nus diante de Deus para que Ele nos cubra nossa nudez com sua graça, vamos continuar vestindo as carapaças da religiosidade que mata, que julga e que executa no lugar de Deus.

    Por mim também esse assunto está encerrado para não cair em repetições óbvias.

    Nele, que nos deu uma única responsabilidade: a de AMAR.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Deus Regina , tudo bem?

      Não repare na simplicidade de minha escrita (nem sempre consigo escrever o que realmente quero passar...)

      Bem , eu penso que , quando recebemos o Espírito Santo (quando abrimos o coraçãoe dermos ouvidos a Ele )tem que haver uma transformação em nós. Ele nos ajuda a santificar nossos pensamentos , com isso nossos sentimentos e consequentemente gerando as boas obras. Ele nos coloca na Sua forma. Claro que poderemos ter alguns deslizes , falhas , etc... por que ainda estamos nesta estrutura carnal e somos fracos , e talvez para entendermos que sem Jesus Cristo não somos nada! Paulo fala muito em "estatura de varão perfeito". O desejo de Deus é que todos nós alcancemos essa condição. Temos conhecimento que o homeme é pecador desde quando nasce , e que não há homem que não peque , mas nem por isso vamos nos acomodar e não querer buscar o máximo de nossa força e potencial em chegar mais perto de uma conduta em perfeição.Pois escreveio apóstolo Paulo em Fp 3:13 ” Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mm , prossigo para o alvo……”. Paulo diz não que já o tenha alcançado…Nesse capítulo ele exorta a "cultivar" todos os frutos do Espírito. Ora , quem tem o Espírito de Deus , já possui essas "sementes" , só basta cultívá-los

      Excluir
    2. Tem uma frase em provérbios (uma das minhas preferidas) que resume tudo isso : Eis

      Pv 4:18 – A vereda dos justos é como a luz da aurora , que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Agora , analisando as parábolas de Jesus , e seus mandamentos e tentarmos colocar em prática , não é viver pelo Espírito? Não é atingir a perfeição? Por isso Ele chama de "Porta " Estreita" , por que para nós que estamos nessa carne , realmente não é fácil , Por que temos que renunciar ao nosso EGO , e andar segundo a vontade de Deus e isso somente com ajuda do seu Espírito.

      Excluir
    5. Porta estreita é o Amor, irmã Sonia.

      Que tudo suporta, não suspeita mal, mas havendo profecias cessarão...

      Excluir
    6. O desejo de Deus é que alcancemos a estatura do varão perfeito?

      Como assim, perfeito? Perfeito não é só Deus?!

      Me corrija se eu estiver errada, mas eu só vi Paulo falando isso no cap 4 aos efésios, referindo-se à edificação da igreja. E ele antes fala sobre os dons dados por Deus para a edificação do ‘corpo de Cristo’: mestres, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores...

      Ele não fala de maneira individual e sim, referindo-se à igreja. Ele diz: para que TODOS cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus. É dessa varonilidade que ele fala. Conforme Cristo. Com a presença de Cristo em suas vidas há uma edificação MÚTUA. Seguindo a Verdade EM AMOR. É dessa estatura que ele fala. Que é a medida da plenitude de Cristo. E justamente para não agirmos como meninos, e não sermos levado pelo vento de qualquer doutrina.

      Observemos que Ele fala em “CORPO BEM AJUSTADO”, “TODA JUNTA”, “JUSTA COOPERAÇÃO”. Trata-se de um conjunto.

      Como vi certa vez numa pregação, sempre quando a gente julga ter alcançado a perfeição imediatamente a perdemos, pois jamais o seremos. Quanto mais se pensa estar alcançando esse ‘estágio’ mais a pessoa se distancia dessa perfeição. Quanto mais queremos nos esforçar para atingir essa patente de ‘varão perfeito’, mais neuróticos ficamos, pois a religiosidade impõe uma série de pressupostos que fazem a pessoa ser ‘boa’. E nós não somos bons. Mas a novidade boa é que nós vivemos cobertos pelo sangue do Cordeiro. Quando essa compreensão nos atinge de cheio tudo fica tão simples de entender...

      É claro que Deus quer que busquemos integridade e pureza de espírito, conceitos que são usados ao longo do NT como ‘perfeitos’. Só que os religiosos não percebem que essa ‘perfeição’ que Deus requer está no exercício do amor e que é fruto do Espírito e não do esforço e das ‘qualidades’ que o homem arroga ter. Para que tais qualidades senão para servir ao outro?

      Observemos que amor, mansidão, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio são coisas relativas ao modo como nos relacionamos COM O OUTRO.

      Não se trata nunca de algo isolado, individual. É sempre um aperfeiçoamento voltado para a vida relacional, aonde vamos nos tornando cada vez mais parecidos com Cristo, no caráter e nas ações... COM O OUTRO! Isso não dá pra acontecer jamais de forma isolada. Assim, Jesus diz ‘sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste’. Mas veja o que ele fala antes. Tudo relacionado AO OUTRO, AO PRÓXIMO, AO SEMELHANTE. E ele não fala em irmãozinho queridinho da denominação.

      Ao contrário, Ele diz:

      - Se amardes apenas os que vos amam, que recompensa tens? Se saudardes apenas vossos irmãos, que fazeis demais?

      Jesus nos incita a AMAR. É dessa perfeição que fala o Evangelho, a Boa Nova, A Nova Aliança.

      Paulo diz isso na primeira carta aos coríntios (cap 13) e diz isso aos gálatas (cap 5) .

      João diz isso na sua primeira carta, capítulo 4.

      Essa é a perfeição que Deus requer de nós.

      Passou disso não é Evangelho. É religião.

      E me perdoem os desavisados. Mas nenhum mestre dos 'ismos' me levou a essa conclusão, senão o estudo minucioso das próprias narrativas dos Evangelhos e das cartas do NT.




      Excluir
    7. Sônia,

      Perdão, mas me passou batido seu cumprimento.

      Está tudo na PAZ, sim. Espero que contigo também ;)

      Beijos!

      Excluir
    8. Porta estreita é o Amor, irmã Sonia.

      Exatamente irmão HP , era disso que estava querendo dizer...

      Excluir
    9. Verdade Regina, a Caridade é a perfeição e é isso que o Evangelho de Cristo proclama . Quando me referi ao aperfeiçoamento estava me referindo ao AMOR , a Caridade , e é dela que provem os demais dons : humildade , longanimidade , mansidão, paz , alegria , dom de evangelizar, etc... são todos filhos da Caridade.

      Excluir
    10. Regina, inclusive certa vez estava meditando sobre a Caridade , a até me veio um tipo de "poema" rss... na minha mente :

      A Caridade é um pacote completo

      A caridade é completa. Nela encontramos os seguintes dons e virtudes e muito mais:

      Da paciência :- pois tudo espera
      Da crença e da fé:- pois tudo crê
      da resignação#Longaminidade :- pois tudo sofre e tudo suporta
      da humildade:-pois não se ensoberbece
      da mansidão:- pois não se irrita
      da justiça:- pois não folga com a injustiça
      da pureza:- não suspeita mal
      do altruísmo: não busca os seus interesses, não tem inveja
      da educação :- não se porta com indecência
      das linguas : pois o Amor é uma linguagem universal e todos entendem.
      Prudência : não trata com leviandade
      Perfeição : O amor NUNCA falha.

      Excluir
    11. Correição :etc... são todos filhos da Caridade. Leia-se : etc... são todos frutos da Caridade.

      Excluir
    12. Em certo trecho da Bíblia , O Senhor Jesus ilustrou bem numa frase o que vem a ser um sentimento de Caridade:
      " Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito:Vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu" Bem reflexivo!!

      Excluir
  13. Nossas palavras poderão não surtir efeito , mas um gesto de amor sim. Isso cabe no que S. Francisco disse:

    Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras. -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, irmã!

      É que na bíblia CCB (e na dos espíritas rss) a tradução para AMOR é caridade - Caritas = amor),mas no fim dá no mesmo.

      O risco é nos confundirmos achando que um esforço pessoal vai promover tudo isso, quando na verdade, é DOM de Deus, é fruto do Espírito, a partir da total entrega, do esvaziamento de si mesmo. Nada vem de nós. E, principalmente, nada vem por merecimento. E simplesmente porque não somos bons.

      Quando o 'pobre menino rico' se aproximou de Jesus perguntando O QUE EU DEVO FAZER para ganhar a vida eterna, ele começa com uma bajulação:

      -"BOM” Mestre...

      Então Jesus já começa puxando a orelha do menino:

      - "Bom, como assim bom? Bom é meu Pai..."

      Ele era mais um daqueles religiosos que seguem à risca (seguem mesmo?!) que acham que podem barganhar tudo, que compram felicidade, que têm dinheiro suficiente pra tudo.

      Naquela época quem tinha dinheiro era considerado abençoado, filhinho do Papai. Aí Jesus aplica-lhe um teste que o faz sair com o rabinho no meio das pernas. Porque ele não é capaz de negar a si mesmo. Porque ele se incha como o cara certinho que faz tudo como manda o figurino, ao sair listando a performance de bom moço diante de Deus. E Jesus bem sabe que não é assim, Jesus o vê como vê a TODOS, uma alma humana corrompida como qualquer um, carente da misericórdia de Deus. Mas ele se acha o completo, o perfeito por seguir meia dúzia de regrinhas religiosas. Mas quando Jesus quer lhe mostrar o que é Evangelho 'na vera', ele não quer, rejeita e vai embora. Ele próprio não consegue se enxergar necessitado. Seus conceitos arraigados, sua arrogância e apego a coisas que se veem não permitem isso. Ele está cego pela religiosidade que lhe diz que aquele é o modelo ideal, daí ele não quer se despojar do velho menino. Prefere ir embora com seus dogmas, seus ritos e obrigações religiosas, pois pra ele isso tá de bom tamanho. Se desconstruir pra valer e deixar Jesus vestir a vergonha muitos desses pobres meninos que se acham riquinhos dessa listinha aí, simplesmente não topam essa ‘parada’! Por isso que ele saiu triste e cabisbaixo, porque ele não queria se desfazer de suas ‘riquezas’. Assim como muitos que carregam lixos religiosos como sendo riquezas sem saber que Jesus não compartilha com nada daquilo. Sem saber e SEM QUERER saber.

      Eis a questão nua e crua super atual que rola nos átrios religiosos em suas mais variadas vertentes.

      :(

      Excluir
  14. Mas ele se acha o completo, o perfeito por seguir meia dúzia de regrinhas religiosas.

    Regina, me explica por favor quais são essas regrinhas religiosas o qual voce de vez em quando menciona em seus comentários.

    ResponderExcluir
  15. Sônia,

    Algumas igrejas fundamentalistas têm uma cartilha religiosa. A CCB é uma delas.
    Você deve saber melhor do que eu, já que é da CCB e certamente segue algumas regras impostas por ela.

    A começar pela maneira de se comportar dentro e fora dos portões da igreja. A exigência em relação à performance é verdadeira neurose!!!

    É um tal de eterno 'não pode isso, não pode aquilo, não faça isso não faça aquilo...'
    Na hora de orar, principalmente em grupo, 'tem que isso, tem que aquilo'.
    Se não rezar a cartilha é chamado pelo chefe e puxado a orelha como se fosse criança.

    Enfim...
    Tem uma enoooooorme lista de regras de conduta para poder ser 'servo de Deus'.
    Eu sei porque convivo de perto com muita gente da CCB, inclusive gente de minha família.
    Nem preciso ir muito longe, buscar nos 'pontos de doutrina' nem mesmo 'copiar' lá do Blog do Ricardo Alexandre pra saber das sandices que são cobradas e que não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com Jesus. A mim, basta ver como acontece com alguns familiares.

    Por exemplo:
    Homem não pode ter barba, não pode usar bermuda, não pode tomar banho de mar, não pode ouvir som 'do mundo'...

    A mulher usa calça comprida o tempo inteiro, no trabalho, na rua, na chuva, na fazenda rss Aí, na hora de ir pra igreja coloca uma saia horrorosa, fica parecendo uma velha, o semblante logo cai porque a verdade é que está fingindo mesmo.

    Outro exemplo:
    Não se maquia mas acha lindo a filha adolescente se maquiar. Transfere toda sua vontade reprimida para a filha. O mesmo acontece em relação ao comprimento do cabelo, a pintura de cabelo, tipos de roupas diferentes daquelas robotizadas, e por aí vai.

    Povo cheio contradição, não faz nada daquilo que gostaria, as mulheres loucas pra se libertar, mas se reprimem porque sabem que são vigiadas pelo chefe da tribo. Mas lá no fundinho querem se libertar de um monte de baboseira imposta pela doutrina. Então vivem eternamente frustradas, complexadas, se sentindo diferentes das demais. Vão pra igreja e ouvem o pregador dizer que isso é que é lindo, que a mulher da CCB se destaca, é diferente, que pelo modo de se vestir logo dá pra conhecer que é uma 'serva de Deus'. Hã?!!! Pois é... Cansei de ouvir essa sandice de púlpito.

    Como disse HP certa vez, é a doutrina da feiúra. E ainda querem atribuir a Deus que fez tudo tão lindo!

    Aliás, há pouco fiz justamente a seguinte pergunta ali num grupo do Facebook pois falávamos disso também:

    - Afinal, quando esse povo vai entender que a nudez que Jesus cobre não é exterior?!!!

    E outra coisa mais grave e deprimente ainda: quem não quer se libertar, porque já se acostumou com aquele estilo de roupa e aparência em geral, ainda faz pior, acha que agindo assim está sendo agradável a Deus, achando que assim vai pra o céu.

    e olha que estou só dando umas pinceladas por alto. Se fosse mesmo para apontar todos os equívocos doutrinários daria um livro.

    Lamentavelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REGINA,

      Gostaria muito de relatar aqui o que o Senhor me mostrou através de várias visões referentes àlguns assuntos que voce mencionou acima( maquiagem , esmaltes ,vaidades etc...)mas como eu prometi , que não iria mais compartilhar nada, prefiro que seja assim.

      Excluir
    2. Ele me mostrou não só referente à vaidades , mas outras coisas que , enfim , que podemos até aprovar , achar que não tem nada demais etc... O que Satanás disse a Jesus: Se me adorares dar te ei todo esta glória e poder que me foi entregue e dou a quem eu quero! É A REALIDADE DESTE MUNDO ATÉ O DIA DE HOJE .Cristo veio para nos libertar disso. Prefiro não me aprofundar nesse assunto.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Estou me referindo àquele " sentimento de vaidade" , nada a ver com a mulher se vestir bem , ou estar bem arrumadinha , limpinha , etc...

      Excluir
    5. Sônia,

      Eu, particularmente, tenho muito cuidado quando vejo pessoas dizerem que Deus condena maquiagem, esmaltes, etc.

      Observe que o que Deus manda e o que Deus condena está ligado à nossa vida relacional. Com ele, nós mesmos e com o semelhante. O resto é fábula, crendice religiosa.

      Você já leu a carta de Paulo aos colossenses? Mais precisamente no capítulo dois, os versículos 20, 21,22 e 23?

      Essa falsa humildade e esse rigor ascético de muitos denominacionais RELATIVOS À APARÊNCIA da pessoa não têm NENHUMA relação com o Evangelho.

      Paulo está ali justamente puxando a orelha dos novos crentes que se valem de observâncias, práticas e regulamentos ligados à aparência.

      Ele está dizendo claramente que o verdadeiro crente foi liberto dessas FALSAS obrigações. E que a nova vida e a força do crente vêm por estar em Cristo e não por causa de observâncias exteriores.

      Cuidado com essas 'vozes' porque não são de Deus MESMO!!!

      Em Cristo, cuja Voz não confunde!

      Excluir
    6. Cuidado com essas 'vozes' porque não são de Deus MESMO!!!

      Em Cristo, cuja Voz não confunde!

      Regina , não foi voz , foi um tipo de visão , não sei se posso dizer que foi visão por que geralmente estou no local , e é me mostrado , depois vem a "compreensão" da realidade das coisas , enfim a " origem" e a intenção , o que há por detrás , o engano , o objetivo , a falsa aparência , a manipulação , etc... É um tipo de discernimento. Bem , isso já vem desde lá do Eden. ... Outra coisa : progresso da tecnologia que vai " simplificar tudo" , até com aparencia de segurança... O problema está na " origem" , no " objetvo" muito bem oculto . Realmente " não tem nada demais" , aparentemente! O gado sabe quando está indo para o matadouro? Sabe! E os humanos"sabem" para onde estão querendo levá - los? Ah ! Potestades dos ares. O Senhor vos destruirá com seu sopro!

      Excluir
  16. Regina,
    O trabalho de DEUS no homem a respeito de sua purificação , santificação etc.. quando este almeja por esse ideal( nunca acima do divino(isso não existe) mas acima do mundano)é um trabalho de dentro para fora , se comparando àquele buraco que quanto mais a gente cavuca mais terra sai , ou aquela àgua que voce olha e acha que já está limpa , mais que pode ser purificada mais e mais e mais e mais... entende?

    ResponderExcluir
  17. Claro que o amor é tudo , mas há certas coisas que temos em nós que é prejudicial a nós mesmos , e não esquecemos que quando Jesus disse " ame o teu próximo como a ti mesmo" ele estava dizendo que também temos que amar a nós próprios! Um ato que admirei muito aqui no blog , foi quando o irmão HP confessou que tirou o mostrador de contagem de seus leitores, por causa do ego que inflava ,cada vez que ele olhava para ele. Um gesto de amor a sua alma e que serve de lição para os outros também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia,
      Eu leio, leio e leio as narrativas dos 4 evangelhos e as cartas do NT e entendo que a vaidade que Deus condena não está ligada à imagem da pessoa.
      Trata-se da vaidade que habita o coração.
      Se você achar por bem, dê uma lida no texto 'BELEZA' no meu blog, pois assim você entenderá melhor meu posicionamento sobre esse lance de se arrumar e de cuidar da aparência. E tire as suas próprias conclusões. E não pelo que a denominação exige e obriga. Inclusive, o que me impulsionou a escrever esse texto foi a provocação tola do Elê lá no blog do Ricardo, tirando onda com meu cabelo, dizendo que sou feia e bla bla, querendo me humilhar, coitado, nem me conhece, não sabe que tenho a auto estima lá em cima (que posso fazer? sou assim rss) Imagina você se eu fosse entrar no nível baixo dele e saísse humilhando, teria 'pano prás mangas' porque ô povinho que se veste mal, é o crente, principalmente a mulher, nada pessoal nem querendo ofender, mas no geral afff Faz um nó no cabelo e pronto, agradou a Deus. A Deus?!! Mas, sabe... Eu não ia jamais entrar no delírio dele. Serviu mesmo foi de inspiração para o texto. Como falei pra o HP lá no blog do Ricardo, do azedume do limão (Elê) eu fiz uma deliciosa limonada (o texto). Leio e releio 'sorvendo' e curtindo cada palavra como se não tivesse sido eu que escrevi. :)

      Beijos!

      Taí --> http://reginafarias.blogspot.com.br/2014/05/beleza.html

      Excluir
  18. Tem um amigo meu que diz:

    "Na Bíblia diz que TUDO debaixo do sol É VAIDADE. Porque então pregam que mulher maquiada, de brinco, cabelo cortado é 'vaidosa' se TUDO é vaidade?"

    'Doutrina da feiúra' como eu digo...

    "Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental" - quem disse isto? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Na Bíblia diz que TUDO debaixo do sol É VAIDADE. Porque então pregam que mulher maquiada, de brinco, cabelo cortado é 'vaidosa' se TUDO é vaidade?"


      Nesse caso irmão HP eu creio "Na Bíblia diz que TUDO debaixo do sol É VAIDADE. Porque então pregam que mulher maquiada, de brinco, cabelo cortado é 'vaidosa' se TUDO é vaidade?"


      Nesse caso irmão HP Salomão escreveu:"Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (2:11). Ele achava a vida vazia e sem significado. Ele disse que era como caçar o vento: nunca se consegue pegá-lo. Estaremos constantemente frustrados se procurarmos ganhar algo na vida que não está nela. Quando reconhecemos que a vida é vazia, somos libertados para buscar seu verdadeiro significado fora desta existência temporal, e então encontramos o significado e propósito verdadeiro. Nenhuma satisfação. As pessoas freqüentemente pensam, "Se tivéssemos mais um pouco, poderíamos ser felizes." Assim conseguem um pouco mais; porém, ainda estão infelizes. As coisas desta vida nunca satisfazem; nosso vazio sempre fica mais e mais profundo. "Todo trabalho do homem é para a sua boca; e , contudo, nunca se satisfaz o seu apetite" (6:7). Porque há um vazio em nossa vida que somente DEUS pode ocupar . E quando ELE ocupa tudo deixa de ser vaidade , e a vida passa a ter sentido nesta vida e principalmente na outra.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Puxa, isso me faz lembrar do sábio que falou para alguém que reclamou da sua aparência, dizendo que ele era muito feio.:
      - Não gostou? Reclame com o meu Criador! Rss..

      Feiúra é quando deixamos de embelezar a alma!

      Excluir
    5. Irmã Sonia,

      Partindo do pressuposto que tudo foi criado por Deus, inclusive os compostos usados em produtos de beleza e a inteligência humana em combiná-los, não tem como existir "beleza artificial" rsrsrs

      Eu prefiro minha mulher bem bonita para mim do que tê-la como um espantalho ao meu lado e secretamente me sentir atraído pela beleza (natural ou "artificial" rsrsrs) de outras mulheres.

      E sobre beleza de alma, eu digo de mim, não conseguiria casar com uma pessoa que fosse só "bela de alma", mas feia (naturalmente ou "artificialmente" rsrs) por fora.

      Rsrsrs

      Excluir
    6. Esse negócio de beleza artificial também é invenção de religiosos doentes, neuróticos opressores, repressores, pra propagar A DOUTRINA DA FEIÚRA.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK numguentei ;)

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Irmãos HP Regina

      Regina,
      Na verdade estava me referindo ao espírito de vaidade . Na minha opinião se uma mulher tem um rosto feio(sinceramente não gosto muito desse usar esse termo , usei-o para entendimento do que quero dizer) , a maquiagem , um retoque , poderá até lhe dar um certo embelezamento , mas depois que ela retira a maquiagem... enfim , é algo enganoso , tanto para ela mesmo , como para os outros. O perigo está na vaidade excessiva , que acentua o narcisismo e o egocentrismo e sufoca o espírito. Não sei me expressar como desejo , mas creio que voces vão me entender.
      Durante a minha adolescencia , as pessoas me diziam que eu era muito bonita. Sofria todo tipo de assédio nas ruas (palavras) , e conseguia emprego com facilidade , até nas melhores empresas não por que fosse inteligente , rsss , embora dominasse um pouco os testes psicológicos , pois estudava psicologia. Lembro que certa vez , andando pelas rua do bairro do Belém aqui em São Paulo , um jovem parou seu carro no meio da rua (pelo carro era um jovem de família rica , era como se fosse um BMW HOJE) atraessou a rua para vir falar comigo , que queria o meu telefone. Eu fiquei morrendo de vergonha , pois todo mundo do trânsito ficou olhando. Não lhe disse uma palavra. Outra vez , fui abordada por uma pessoa que me deu um cartão para mim comparecer numa empresa , era uma multinacional , para recrutamento de modelos e rejeitei namoro com jovens de família ricas. Sinceramente , não ligava para isso. Gostava mais de ler , viajar , curtir a natureza ... Tanto é que casei com o jovem mais pobre que namorei e sou muito feliz. Só fico triste com o preconceito da sociedade a respeito disso feio versus bonito , .gordo versus magro, etc... não se importando com os sentimentos das pessoas. A beleza realmente atrai os olhos humanos , mas a beleza interior , mesmo numa aparencia feia como ´homem costuma taxar . na minha opinião é muito mais aproveitosa e duradoura.

      Desculpe comentários excluídos irmão HP

      Excluir
    9. RSSS... Regina , beleza artificial é o que um maquiador consegue fazer no rosto de uma mulher , lentes de olhos coloridos , silicones , cabelos tingidos , unhas postiças , enfim... quando tudo isso é retirado...

      Excluir
    10. Cílios postiços , soutien que"aumenta" os seios , etc...

      Excluir
    11. Então, menina...

      Para isso - e para TUDO - tem um velho ditado:

      'Tudo demais é veneno'.

      Tudo é demais até quando queremos ser muito corretos, muito justos, muito sérios, muito, muito, muito...

      O próprio autor de Eclesiastes diz: Não sejas DEMASIADAMENTE justo.

      Excluir
  19. Falar que na CCB nâo tem vaidade , é como esconder a sujeira debaixo do tapete, dias de Ceia na minha cidade os coques das irmâs ministeriais (esposas) , ...sâo cada um mais alto que o outro , parece a torre de Babel , afora os vestidos plissados cheios de enchimento nas ombreiras, ....os véus bordados com rendinhas coloridas, dificilmente se repem um vestido , até para casamentos tem que ser novo......isso é o que? e tem mais o que isso tem a ver com santidade? nada nadica de nada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coque torre de babel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      E essa descrição detalhada é ótima.Pura verdade!
      E as saias compridas, 4 dedos abaixo do joelho, como manda a cartilha, mas um lascão atrás que nem me pergunte até onde vai kkkkkkkkkk Vaidade recolhida, eu diria.
      E como esconder isso? Se é justamente pra mostrar?
      Lembrei da música do João Alexandre 'Tudo é vaidade' que começa assim:
      Vaidade no comprimento da saia, no cumprimento da lei...

      Excluir
  20. Também não estou aqui para julgar ninguém , longe de mim isso! Cada um é cada um!

    ResponderExcluir


Vamos zelar por um bom ambiente de diálogo. O intuito do blog é compartilhar textos e vídeos que nos leve a reflexão, união e aproximação com Cristo.
Discordou de mim? Tua opinião é bem-vinda, mas seja educado. Somos todos aprendizes nesta vida, e ainda mais aprendizes de Cristo, a Palavra de Deus feito carne, que é fonte inesgotável de Vida e Verdade, o Único Caminho nosso à Deus!

Obrigado.