Por
Pr. Joaquim de Andrade
As Seitas estão em todos
os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são
isolacionistas e procuram se esconder, para evitar um exame de suas ações. Elas
estão crescendo e florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande
sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até parecem muito úteis e
benéficas.
Com a chegada do novo
milênio, estão surgindo novas seitas religiosas e filosóficas responsáveis
pelos mais absurdos ensinamentos com relação ao final dos tempos. Essa confusão
de idéias estão sendo despejadas em cabeças incautas, acabando muitas vezes em
tragédias de grandes proporções.
Em 1978, o então
missionário norte-americano Jim Jones, foi responsável pela morte de 900
seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após Ter anunciado a eles o
fim do mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento
de um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse
que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da
Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias palavras.
Em 1993, o líder
religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus,
promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita Branch
Davidian. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para
depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo,
matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças.
Em 1997, outra seita
denominada Heaven’s Gate (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo
religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas
acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria
na cauda do cometa Halley Bop.
No Brasil também existem
muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma
das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as Borboletas
Azuis, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano.
Em Brasília, encontra-se
o Vale do Amanhecer, que conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná,
um homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o próprio Senhor Jesus
reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade,
ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a
muitos.
Muitas das seitas são
conhecidas dos cristãos brasileiros, a saber: Mormonismo, Testemunhas de Jeová,
etc. Mas muitas novas seitas pseudo-cristãs estão chegando ao Brasil e são
pouco conhecidas: Igreja Internacional de Cristo/Boston (Igreja de Cristo, no
Brasil), Ciência Cristã, Escola Unida do Cristianismo, Meninos de Deus etc.
Quase todas essas seitas
refutam a Trindade (com a conseqüente diminuição do Senhor Jesus Cristo), a
ressurreição, a salvação pela Graça e contrariam outros princípios bíblicos.
ASPECTOS COMUNS
Existem muitos aspectos
comuns entre as seitas que têm se disseminado pelo mundo. É importante que nós
saibamos reconhecer suas características, a fim de que não sejamos enganados ou
até mesmo desviados da verdadeira fé cristã.
1. As seitas
subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária,
tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência.
2. Creem apenas
em determinadas partes da Bíblia e admitem como "inspirados" escritos
de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo
que creem;
3. Dizem ser os
únicos certos;
4. Usam de falsa
interpretação das escrituras;
5. Ensinam o homem a
desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente
naturalista;
6. Costumam buscar
suas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio,
inclusive, muitos bons cristãos.
Daí a enorme importância em uma Igreja possuir um credo doutrinário explicito, extenso, completo e de acordo com aquilo que professa, vulgo Pontos de Doutrina.
ResponderExcluirEsses pontos de doutrina deveriam ser do conhecimento de todo o membro, e sempre que algo fosse pregado/feito em contrário a esse credo serviria de alerta à irmandade. Infelizmente hoje em dia o que vemos é o povo a idolatrar homens dizendo que nada do que estes possam fazer estará alguma vez errado, e assim, adormecidos, deixam-se levar para onde a Luz é ténue, quase inexistente.
Deus o abençoe e a todos nos guarde,
Vitor, CC em Portugal
p.s.- Irmão HP, estou interessado em partilhar consigo um link que desejo manter privado, posso enviar por aqui e o irmão vê a mensagem, acede/copia o link e não publica a mensagem, apagando-a de seguida?
Obrigado.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirIrmão Vitor,
ExcluirTe mandei o email, conforme pedido. Deletei teu comentário com o endereço de email para manter tua privacidade.
Deus te abençoe!
Pois é...
ResponderExcluirAs seitas sempre existiram, cada uma com suas convicções.
A tal da convicção é uma coisinha bem perigosa, seja qual for o ambiente.
Mas o que eu ainda acho mais estúpido, incoerente e paradoxal, são as denominações ditas 'cristãs' que levantam muros e, confeccionando suas cartilhas doutrinárias, se arrogam no direito de se acharem as mais perfeitas, as que mais agradam a Deus, as que mais se assemelham à igreja primitiva(essas últimas, sendo as mais estúpidas e pretensiosas, na minha opinião). Erguem bandeiras, fazem segregação escancarada e levantam muros justamente em nome d'Aquele que os derrubou quando fez uma perfeita, nova e eterna aliança com a humanidade. Eis o grande equívoco! Acham isso pouco, levantam muros e fazem seus acréscimos fazendo de conta que não entendem o que diz Jesus em Marcos 7, principalmente quando ele fala, CLARAMENTE, que estes estão 'invalidando a palavra de Deus pela própria tradição que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes' (7.7)
Irmãos , a Paz de DEUS,
ResponderExcluirFazendo uma análise geral há algum tempo , de alguns comentários que li nos blogs cristãos que acompanho sobre a CCB ; acredito que devemos ser cautelosos e não precipitados em julgarmos a ação dos ministros da Palavra de Deus nas pregações. Foram homens que Deus colocou lá encima de um púlpito(a maioria) , para ministrar a sua Palavra . Esses homens não receberam um espírito mundano , mas , o Espírito Santo e pregam a Palavra com a espiritualidade da Graça. Todo o cuidado é pouco ao julgarmos as revelações. Por ventura poderemos nós criticar , julgar, dizendo que tais revelações procedem de outros espíritos , uma revelação cujo AUTOR é o Espírito de Deus? NÃO deixamos nos enganar pela nossa carnal compreensão. Qual o nome que se dá ao pecado quando há ofensa , ultraje , injúria ao
Espírito Santo? A pregação da Palavra na CCB é a ação do Espírito em nosso meio com poder e virtude e eu sou testemunha disso. Por isso temos que ter grande cautela em Generalizar , dando a impressão e segundo alguns (a certeza) de que não há a verdadeira pregação da palavra de DEUS na CCB , e que tudo vem de tradições, legalismos, euforias, sentimentalismos etc... dos anciões.
Sonia,
ResponderExcluirDeus não se contradiz. Se a pregação não se contradizer com o que está na Bíblia eu aceito de bom coração. Caso contrário eu rejeito veementemente.
E toda revelação já se cumpriu em Cristo. Não há outra revelação maior do que esta.
Quanto aos homens, todos são iguais perante Deus. Carnais e pecadores, nexessitando da misericórdia de Deus para perdão dos pecados através do sangue de Cristo.
Deus te abençoe.
irmão HP,
ResponderExcluira revelação a qual digo , é a revelação por Deus de um trecho das |Santas Escrituras a ser lido no culto na hora da Palavra e de onde virá a exortação inspirada pelo Espírito para a Igreja, conforme a necessidade da mesma ou para "descobrir" os pensamentos dos corações, ou seja : doutrina, admoestações, ensinamentos , advertências , libertações, bençãos, derramamento de dons e virtudes , livramentos etc...
Quanto aos homens, todos são iguais perante Deus. Carnais e pecadores, nexessitando da misericórdia de Deus para perdão dos pecados através do sangue de Cristo.
ResponderExcluirSim , concordo irmão HP. Mas cada um tem o seu papel a sua missão aqui na Terra. "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu" (1 Pd 4:10).
As Escrituras dizem: "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar" (Rm 12:6-8).
Sônia,
ExcluirEntendo tuas colocações, mas me preocupou quando a irmã comentou do respeito aos líderes que, por serem supostamente "colocados por Deus", deveríamos então não questioná-los.
Isso me lembrou os argumentos usados por alguns como "Não toqueis nos ungidos do Senhor".
Aqui na terra, todos os homens são falhos. Pedro desprezou os irmãos gentios quando os judeus chegaram, fato que levou a ser duramente repreendido por Paulo.
O mesmo Paulo errou quando brigou com Barnabé que queria levar Marcos junto numa missão. A briga foi tão feia que nunca mais eles andaram juntos, mas no final da vida, já preso em Roma, Paulo pediu para que trouxessem Marcos que lhe era útil no Evangelho.
Então isto é prova que os homens erram. Podem ter dons, virtudes (os apóstolos receberam do Senhor dons magníficos, que nunca homens tiveram iguais, nem antes e nem depois), mas mesmo assim são humanos, carnais e erram, pecam e necessitam da misericórdia de Deus.
--
Agora sobre "Deus colocar alguém no ministério", quero apenas esclarecer que há um sentimento humano em questão quando se coloca alguém no ministério. Sempre há de se ver a necessidade do local, aptidão do candidato (na maioria das vezes não é baseado em conhecimento bíblico, mas apenas em eloquencia - se sabe orar bem, pregar a Palavra bem, se "é virtuoso" etc), se tem condições para tal cargo/ministério, se a família ajudaria/impediria, etc, para então ser levado "em oração".
No momento da oração é apresentada "a ficha" e se nada há de contestar, é feita uma oração a Deus, quando em dado momento é apresentado o nome da pessoa e o cargo para o qual ela é indicada. Se houver manifestações de aprovação entre dois ou três no mínimo, o nome da pessoa é aprovado.
Aí entra algumas questões:
- Se há necessidade e há um nome a ser indicado, porque eu não sentiria alegria em aprovar?
- Se um ancião dos mais velhos por exemplo "sente" a respeito de um nome, invariavelmente outros "vão sentir", pois "o mais velho não pode estar 'sem guia'".
- Eloquencia é mais importante do que conhecimento bíblico e doutrinário? Apolo era eloquente, mas conhecia apenas o Batismo de João, precisando ser admoestado por Priscila e Áqüila a respeito de Cristo. Quer dizer, conhecimento doutrinário é extremamente necessário, muito mais do que eloquencia por exemplo.
Enfim, nesses momentos eu prefiro o sistema da Presbiteriana. Qualquer um com mais de 2 anos de frequencia na igreja pode querer ser presbítero. Basta ele falar com o Presbítero que atende a sua Igreja, que irá preencher um formulário para que o candidato vá ao seminário, aonde estudará a Palavra de Deus, se fazendo apto para manejar a Palavra e defender a doutrina de Cristo, e depois de formado irá para qualquer lugar aonde tiver necessidade (seja na cidade aonde reside, ou seja em outros Estados, em cidades grandes ou pequenas), pastorear o rebanho de Deus lá.
Pelo menos deste jeito não ocorre tanta discordância doutrinária como tem no nosso meio, havendo uma padronização doutrinária. Não importa se a pessoa é ou não eloquente.
Deus te abençoe
Entendo tuas colocações, mas me preocupou quando a irmã comentou do respeito aos líderes que, por serem supostamente "colocados por Deus", deveríamos então não questioná-los.
ResponderExcluirIsso me lembrou os argumentos usados por alguns como "Não toqueis nos ungidos do Senhor".
Irmão HP,
Eu sei que eles estão sujeitos a erros , pois como o irmão mesmo citou todos os homens são falhos. O que eu quis dizer realmente, era referente a "generalização" , ou seja, sobre diversos comentários que li; de que a palavra pregada na CCB não é genuína , não é inspirada pelo Espírito, mas vem de sentimentalismo, euforias, desses irmãos.
Sonia,
ExcluirToda generalização é errada, portanto na CCB há palavra de Deus genuína e inspirada pelo Espírito Santo, como também há palavras pregadas por sentimentalismo ou euforia.
A nós cabe discernimos o que é de Deus e o que não é de Deus. O que é carne e o que é Espírito. Sempre tendo em luz a Bíblia, que é a Palavra de Deus.
Grande abraço minha irmã.
HP,
ExcluirVocê é prova concreta de que na CCB não tem apenas sentimentalismo, euforia e emocionalismo coletivo.
Lamentavelmente você é minoria. E você sabe disso.
Minha súplica é para que você não se canse nunca de manejar a Palavra de maneira correta.
Deus o abençoe.
Glórias, pois, A DEUS, eternamente!
R.
Que DEUS seja sempre louvado!
Amem sister!
ExcluirToda Gloria sempre dada somente a Deus!
Irmão HP , a única coisa que tenho uma certa dúvida é a respeito da Unicidade versus Trindade de Deus , ou seja : há um só Deus vivente e verdadeiro em cuja Unidade há o Pai , o Filho e o Espírito Santo. A minha pergunta é: Não seriam 3 Pessoas distintas? (desculpe a minha ignorância) Se o irmão pudesse fazer um tópico sobre isso... Deus te abençoe!
ResponderExcluirIrmão HP , a única coisa que tenho uma certa dúvida é a respeito da Unicidade versus Trindade de Deus , ou seja : há um só Deus vivente e verdadeiro em cuja Unidade há o Pai , o Filho e o Espírito Santo. A minha pergunta é: Não seriam 3 Pessoas distintas? (desculpe a minha ignorância) Se o irmão pudesse fazer um tópico sobre isso... Deus te abençoe!
ResponderExcluirEu vejo muitas pessoas falarem que Deus requer de cada um algo diferente, que se está em tal igreja é porque Deus quis assim, alguns têm um sonho ou visão ou ainda 'confirmação' para justificar suas convicções como 'certas'. E eu não vejo assim. Vejo as pessoas escolherem suas igrejas por diversas razões e circunstâncias e lhes é sempre bastante conveniente 'botar a culpa' em Deus. Também discordo de que 'cada um tem sua missão aqui na terra' e menos ainda usando passagens de cartas aos Romanos e Coríntios. A missão é uma só, a Nova Aliança é uma só e para todos. Todos que creem e confessam o nome são UM SÓ! Gregos e baianos, queiram ou não queiram os segregadores! Um só corpo, ainda que não estejam na mesma denominação (denominação: nome dado por HOMENS ainda que afirmem ter sido 'inspirados').
ResponderExcluirA questão dos DONS é outra. Cada um tem um dom, ou até mais de um. Que pode - E DEVE - ser usado no chão da existência, que não está atrelado a uso restrito e agendado pela denominação e, sim, conforme vai surgindo a necessidade de usá-los. Afinal, não é dentro de uma igreja que vivemos. É no mundo! Dentro do espaço físico ADORAMOS! LÁ fora praticamos essa adoração com o próximo. ( o mais é doutrina de homens que não serve pra nada) É sal insipiente que só serve para ser jogado fora! É o mesmo que acender uma vela e colocar debaixo da cama. Para que serve? É fora da igreja que precisamos ser SAL. 'Sal' nas nossas ações NATURAIS, fruto da ação do Espírito de Deus em nosso ser.
Portanto, precisamos estar atentos também para outra coisa completamente diferente e que muitos de nós confundimos, que é a participação do ministério corporativo onde os membros usam de dons para 'edificação da igreja'. Lembrando que o termo EDIFICAÇÃO refere-se não ao crescimento da instituição religiosa nem de aumentar o número do seu 'rebanho'. (O nome disso é proselitismo e Jesus falou claramente em Mt 23 sobre as atitudes de quem faz esse convite). Edificação é uma figura de linguagem utilizada para se referir a crescimento e melhorias de si mesmo, para só então estar apto para o serviço e 'edificação' do próximo. Edificação que não tem a ver com vida religiosa e suas práticas, e tão somente com a construção do homem interior e que vem a ser um processo para a vida inteira.
É assim que tenho aprendido, desde que - com a ajuda de Deus! - tomei a decisão de agir com coerência bom senso e liberdade em Cristo, não permitindo que nenhuma instituição se apodere da minha capacidade de ser, pensar e agir fora dos moldes aprisionantes e opressivos da religiosidade.
Enfim, a escolha de ser livre em Cristo ou cativo denominacional é de cada um...
É assim que tenho aprendido, desde que - com a ajuda de Deus! - tomei a decisão de agir com coerência bom senso e liberdade em Cristo, não permitindo que nenhuma instituição se apodere da minha capacidade de ser, pensar e agir fora dos moldes aprisionantes e opressivos da religiosidade.
ResponderExcluirREGINA , minha querida
Vou te dizer uma coisa , de todo o meu coração! Não me sinto prisioneira de nenhuma denominação , mas sim , prisioneira de Cristo! E me sinto livre , livre para O servir , O exaltar. Sinto Sua comunhão em mim. Seus ensinamentos não me são pesados. Sinto prazer na Sua Lei. A doutrina da CCB não é uma prisão para mim e nem me oprime.Estou muito feliz! Foi onde Deus "me mostrou" para mim servi-Lo junto àquela irmandade.Não foi escolha minha e nada poderá abalar a experiencia que tive a esse respeito! Temos que respeitar as experiencias e segredos que cada um tem com Deus! NÃO podemos sondar a vida espiritual de cada um que esta na CCB ou em outra denominação , seu relacionamento para com Deus e vice versa! Somente Deus pode fazer isso em absoluto e na sua totalidade. Somente Deus conhece a vida espiritual de cada um .
O homem pode errar , pois ele é falho , mas Deus não erra e fala aos corações!!!
ExcluirQue bom pra você, Sônia, que está feliz na CCB.;) Embora me pareça muito estranho ter que estar em determinado lugar para se estar feliz. Isso me lembra o que leio nos adesivos de alguns carros: 'sou feliz por ser católica'. Me intriga, porque o que se percebe é que as denominações são colocadas em primeiro plano. Ser feliz por ser católico e não por ser de Jesus?! Ser feliz por ter tido experiências incríveis em tal lugar e não por ter Jesus no coração?! Ser feliz por 'pertencer' a tal doutrina?! Eu estranho muito isso, devo confessar!
ExcluirNão estou querendo embate entre meu jeito de ver e o teu nem tampouco levantar polêmica mas, sem jamais faltar com o respeito, e tão somente usando da liberdade de dizer o que penso, devo dizer que outra coisa que também considero bem curioso é o ato de adoração a Deus estar relacionado a um espaço físico, a um nome, a uma instituição. Tipo: eu adoro a Deus em tal lugar, eu sirvo a Deus em tal lugar. Como se adorar e servir a Deus estivessem atrelados a um espaço físico. Como se Deus habitasse em lugares...
É disso que falo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirREGINA,
ExcluirFala-se tanto em denominações , que as vezes tenho a impressão que para algumas pessoas o fato de alguém "servir à Deus" em alguma denominação , (por exemplo na CCB) tal pessoa não possui atributos de um verdadeiro cristão e que não tem um comprometimento com o Pai , o Filho , com o Evangelho , com o próximo , etc... A CCB (regulamentada por lei) é uma organização séria onde Deus se faz presente no nosso meio , onde há um povo de um coração sincero , onde em seu coração habita o Pai , o Filho e o Espírito Santo , enfim a Graça e que é comprometido com o Evangelho da Graça. Quando esse povo se reúne, é com a mesma intenção , com o mesmo espírito de louvor e adoração ao Deus Criador dos céus e da Terra, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Também se reúne para ouvir e aprender com a Sua santa Palavra. E nos sinceros o resultado é o amor , a compaixão , a misericórdia , o perdão nos corações ;obra feita somente pelo Espirito Santo, e que é praticado não só para com a sua irmandade, mas que se estende , para com todas as pessoas , independentes de clero , escolhas, raças , etc...
Tudo bem, eu concordo que Deus TAMBÉM 'está' em instituições sérias regulamentadas pela lei.
ExcluirInclusive, Deus não se faz presente também nelas, Deus É presente. Aliás, Deus É!
Verdade , Deus é Onipotente , Onisciente e Onipresente. Abs. Bom fim de semana!
ExcluirSÔnia, só pra esclarecer bem, primeiro de tudo, eu entendo assim: que jamais deixemos a coisa descambar para o lado pessoal em bate-bola sem fim, nem tampouco em defesa ferrenha de instituição. Afinal estamos aqui expondo nosso pensamento, botando a cachola pra funcionar, para crescermos juntos. alás, engana-se que essa ferramenta que ora utilizamos, não serve para nossa edificação que é algo continuado e sem fim.
ExcluirPenso que você não me entende, quando coloca seu 'fala-se tanto em denominações...'. Até porque se 'fala-se tanto', deve ser porque há tantas e cada uma quer ser a mais 'certa', a Nova Jerusalém aqui na Terra. A começar pela ICAR, seguida de outras menores que as imitam em (quase) tudo, mudando apenas de endereço, número das roupas e sapatos.
Mas eu vou explicar melhor o que me cabe nesse 'fala-se tanto...'. A grande questão é que a DENOMINAÇÃO finda por ficar em primeiro lugar, entende? Já virou clichê, algo mecânico: sirvo a Deus... Em tal igreja. E isso não me soa apenas muito estranho. Há algo de infantil nessa auto-afirmação. É como se o complemento 'em tal igreja' trouxesse em si uma mensagem subliminar que não a faz complemento, e sim, essência.
Mas fique em paz, que esse 'privilégio' não é exclusivo da CCB. Todas as denominações que confessam o nome de Jesus carregam essa prerrogativa tola, uns de forma mais acintosa, outros mais sutis, não sei qual o pior rss bora combinar. É como se fosse uma grife. Tipo: a minha é a melhor, a que mais agrada a Deus, porque nela eu faço isso, faço aquilo, não faço isso, não faço aquilo(esforço pessoal). E não venha me dizer que não é assim que funciona.
As pessoas não dizem, simplesmente: sirvo a Deus com alegria.
Entendeu aonde quero chegar?
Falo sobre isso aqui:
http://reginafarias.blogspot.com.br/2012/05/sirvo-deus-em-tal-igreja.html
Porque, na verdade, servir a Deus é uma disposição do coração. É no nível do coração sempre, continuadamente, processo sem fim. E não 'comunhão com Deus em determinado espaço físico'.
E a minha questão nem é tanto pelo espaço físico, ou DENOMINAÇÃO, como queira. A minha grande questão é ela vir em primeiro lugar. Ainda que na frase 'Sirvo a Deus em tal igreja' - Deus venha em 'primeiro lugar' a ênfase de 'em tal igreja' denuncia a principal importância.
Quando abordo essa questão entenda que eu nunca estou condenando o ajuntamento onde se adora a Deus, seja onde for: debaixo de uma árvore, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê. Ajuntamentos em nome de Jesus, onde cada um tem sua súplica são necessários. De dois ou três a milhares. Assim o disse Jesus!
Agora, só discordando mais um pouco (pra variar rss), você diz que 'quando ESSE POVO se reúne é com a mesma intenção, o mesmo espírito de louvor e adoração...'
Mais acima você diz para eu respeitar as experiências e segredos que cada um tem com Deus, que eu não posso sondar a vida espiritual de cada um que está na CCB ou em outra denominação , seu relacionamento para com Deus e vice versa. Que somente Deus pode fazer isso em absoluto e na sua totalidade. Somente Deus conhece a vida espiritual de cada um...
Ok. Até aí tudo bem.
ExcluirMas, primeiro de tudo, você está enganada a meu respeito quando manda esse recado para mim, como se eu estivesse sondando a vida pessoal de cada um. Nunca fiz isso nem tenho tempo e energia para isso. A vida pessoal de cada não me diz respeito. Todas as minhas colocações desde que iniciei meu primeiro blog (em 2005)SEMPRE foram referentes a doutrinas que batem de frente com o que Jesus nos ensinou como vida saudável em agrupamentos sociais.
Outra incoerência GRITANTE de sua parte é dizer que na CCB todos estão ali com a mesma intenção e mais abaixo diz que só Deus é que sabe da intenção de cada um, em clara alusão de que cada um tem uma intenção particular.
Ora, deixemos essa meninice de achar que porque é da CCB é tudo igual, é tudo bonzinho, é um povo santo. Nós sabemos que não é bem assim. Quem não sabe por ver apenas o que quer ver, é suficiente que dê uma olhadinha nos depoimentos confusos e angustiados de muitos (a maioria jovem) em blogs por aí...
Você fala tanto para termos cuidado, para não 'pecarmos contra o Espírito', para não julgarmos as pessoas, e, no entanto, enquanto você diz isso eu sei o quanto estou sendo julgada por parecer que estou julgando. De minha parte, não há julgamento nem muito menos se trata de querer impor ideias. Apenas procuro esclarecer com sinceridade e manejo correto da Palavra. Naturalmente. Simplesmente porque isso faz parte do AMOR incondicional tatuado em meu ser.
Na Paz que não exclui a Verdade.
R.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVocê fala tanto para termos cuidado, para não 'pecarmos contra o Espírito', para não julgarmos as pessoas, e, no entanto, enquanto você diz isso eu sei o quanto estou sendo julgada por parecer que estou julgando. De minha parte, não há julgamento nem muito menos se trata de querer impor ideias. Apenas procuro esclarecer com sinceridade e manejo correto da Palavra. Naturalmente. Simplesmente porque isso faz parte do AMOR incondicional tatuado em meu ser.
ExcluirNÃO estava te julgando embora deu essa impressão , realmente estava querendo expor a minha opinião de que há um trabalho espiritual sendo feito por parte de Deus nas almas , e para melhor , mesmo que às vezes não enxergamos , mas lá na frente veremos os frutos de muitos. Era a isso que estava me referindo, que não podemos avaliar com exatidão. Mas, toda a Glória a Jesus Cristo! Só a Ele! Peço perdão se eu passei isso em estar te julgando.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTambém discordo de que 'cada um tem sua missão aqui na terra' e menos ainda usando passagens de cartas aos Romanos e Coríntios
ResponderExcluirRegina , creio que não fui muito feliz nessa minha colocação de 'cada um tem sua missão aqui na terra'. Às vezes tenho dificuldade em me expressar e acabo usando o termo inadequado. O que eu queria dizer era acerca da diversidade dos dons espirituais e ministérios na Igreja, que pode se estender. Agora quanto a "nossa missão na Terra" eu acredito que seja, independente dos talentos ou cargos :Amar a Deus e, em seguida,os outros como a mim mesmo é a minha missão mais importante da Terra. E o mais perfeito do amor: o incondicional!
Regina, quando eu disse: há um povo , estava me referindo a "no meio desse povo ; há um povo que serve à Deus de coração!
ResponderExcluirQuanto ao "sondar" não quis dizer "xeretar , se intrometer" nada disso e também não estava se referindo exclusivamente a voce . Vou tentar me expressar e ser coerente com o que penso . Exemplo: Eu sirvo a Deus e sou muito feliz na CCB. Tenho visto Deus operar na minha vida. Pela Luz de Sua Palavra Ele tem me mostrado o quanto , como um espelho(não que Ele jogue isso na minha cara) mas a Sua Luz tem me feito ver os meus pecados, meus erros , meus defeitos e o quanto eu sou imperfeita.E isso tem consternado o meu coração a tentar mudar a ser semelhante a Ele , embora com Sua ajuda eterna e sem Ele nada podemos ser ou fazer. Tenho recebido a sua ajuda de várias formas e principalmente através de Sua Palavra, inspirada pelo Pai , o Filho e o Espírito Santo. Regina , quando eu escrevo isso , quero deixar bem claro que isso não ocorre só na CCB. Regina , com todo o carinho que sinto por voce; quando eu digo isso que eu "sei" que Deus está falando comigo , me ensinando, me mostrando por qual caminho devo andar(retidão)do amor , da humildade , da santidade etc.. eu digo isso com toda gratidão à Deus , pois eu sei que placa de igreja não salva ninguém! Eu percebo que Deus está fazendo uma transformação em mim , está mudando meus pensamentos e com isso meus sentimentos com muita paciência e carinho , pois as vezes fecho o meu coração. Mas, Ele com suas palavras tão sábias , como a chuva serôdia , vai molhando , molhando a terra dura até que a amolece. Está sendo feito um trabalho da parte de Deus , não só em mim , mas em muitos e eu sou testemunha disso. Claro , que o homem pode vir a errar, ele é falho , mas Deus não erra e sua Graça superabunda em nossos corações. Está havendo uma transformação naqueles que abrem seu coração à palavra , está havendo bons frutos e eu sou testemunha disso em várias pessoas que conheço. E isso não acontece só na CCB. Onde tiver o Espírito de Deus guiando e houver corações dispostos e sedentos haverá frutos também! Por isso que eu disse que não podemos sondar(no sentido de avaliar) o trabalho de Deus em todos os corações , a vida espiritual de cada um. Cristo veio para os doentes , e imagino a igreja como um hospital para doentes onde Cristo é o médico , e a Palavra é o remédio , quando guiada por Deus. Alguém pode dizer: mas , a Bíblia é a Palavra de Deus! Sim , claro que é. Mas, quando a Palavra pregada no púlpito é inspirada por Deus com virtude , Ela também é a Palavra de Deus e faz grandes obras na Igreja , independente de denominação.
Você fala tanto para termos cuidado, para não 'pecarmos contra o Espírito', para não julgarmos as pessoas, e, no entanto, enquanto você diz isso eu sei o quanto estou sendo julgada por parecer que estou julgando. De minha parte, não há julgamento nem muito menos se trata de querer impor ideias. Apenas procuro esclarecer com sinceridade e manejo correto da Palavra. Naturalmente. Simplesmente porque isso faz parte do AMOR incondicional tatuado em meu ser.
ExcluirNÃO estava te julgando embora deu essa impressão , realmente estava querendo expor a minha opinião de que há um trabalho espiritual sendo feito por parte de Deus nas almas , e para melhor , mesmo que às vezes não enxergamos , mas lá na frente veremos os frutos de muitos. Era a isso que estava me referindo, que não podemos avaliar com exatidão. Mas, toda a Glória a Jesus Cristo! Só a Ele! Peço perdão se eu passei isso em estar te julgando.
REGINA,
ResponderExcluirEm geral , a Palavra é inspirada pelo Pai , o Filho e o Espírito Santo. Mas Jesus além de me dizer por exemplo um trecho das escrituras: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei , Ele também "conversa" comigo como um amigo! Ele não fica só citando e explicando trechos da Bíblia que eu até já sei. Ele responde também as minhas perguntas íntimas, me dá conselhos a respeito da minha vida , faz livramentos , acalma os meus anseios. Ele é o meu amigo confidencial. Na Bíblia tem tudo isso. Mas quando voce confidencia algo para Jesus , onde ninguém mais sabe, um segredo entre eu e Ele , e de repente , eu sentada no banco nem me lembrando mais , ouço aquele fraco ser tomado pelo seu Espírito respondendo a todas minhas as perguntas íntimas , voce acha que é sentimentalismo de homem?: Deus não fala conosco só sobre o que está escrito na Bíblia!! Ele tem me respondido sobre coisas que nem na Bíblia está escrito, referente a outros conhecimentos. Jesus é a Fonte do saber e conhecimento infinito e que seria necessário escrever bilhões de livros sobre isso. A Bíblia é o básico de tudo para nos salvarmos.Vejo aquele frágil ser humano errante como eu , falando inspirado pelo Espírito , respondendo as minhas perguntas e necessidades espiritual ou material(não só a mim , mas digo por experiencia própria , para não contar de terceiros) que nem sabe do que está falando e nem para quem , mas a flecha virtuosa e flamejante atinge o destinatário. Jesus é uma Fonte inesgotável. Ele tem respondido a vários mistérios e também me mostrado que o Evangelho e um poço artesiano, uma Fonte que não cessa de jorrar água e que há uma plenitude nele.
Mas , apesar de tudo pelo sim ou pelo não , pelo feito ou não feito,Jesus Cristo é minha alegria e minha Salvação.
ExcluirMas , apesar de tudo pelo sim ou pelo não , pelo feito ou não feito,Jesus Cristo é minha alegria e minha Salvação.
ExcluirLembro-me que certa vez , após uma experiência de alma , fui buscar a resposta com algumas pessoas , e cada uma respondeu conforme o seu entendimento. Encontrei a resposta na Bíblia , mas mesmo assim fiquei em dúvida. Quando ouço uma Voz meiga em meu coração dizendo , mais ou menos assim:"Voce não perguntou para Mim!" Fui buscar a Palavra e Ele me respondeu o que tinha acontecido realmente comigo! Regina , Jesus é o nosso melhor amigo íntimo! Ele não pode vir aqui pessoalmente falar conosco mas usa de um ser tão frágil num púlpito , pode também se usar de uma criança, de um desconhecido , de uma pessoa de uma outra denominação como Ele já se usou para falar comigo. Certa vez , minha irmã, passando por uma grande tribulação, sem forças até para orar , se jogou no chão e dizia: Meu Deus me ajuda! Meu Deus me ajuda! Quando foi daí alguns minutos , saiu para fazer compras e ao passar por uma rua ouviu uma mulher cantando de casa bem alto , numa certa melodia : Deus te ajudará! Deus te ajudará! Deus te ajudará! E ficava só nisso! Era a resposta de Deus! Regina ,me perdoa se te ofendi em alguma coisa em Nome do Senhor Jesus! Beijos em seu coração!
ResponderExcluir