24/05/2013

Consciência


Conheço várias pessoas que não se congregam mais na CCB e migraram para outra denominação. Como sei de várias pessoas que simplesmente pararam, se desviaram do caminho e continuam perdidas. Os primeiros reuniram forças para seguirem na caminhada; os últimos foram vencidos na fraqueza. São histórias bem comuns, qualquer membro ativo conhece uma dúzia delas, mas por que ninguém se importa com a história deles?


“Não pertencem a Deus, porque os que são de Deus permanecem”, insensivelmente já me responderam. Certa vez sentei para ouvir a história de um andarilho que foi músico na CCB – tocava trombone – ele lamentou: “Um pouquinho mais de amor, um pouquinho menos de julgamento, e eu ainda estaria na CCB”.

Deixar a igreja que frequenta  na qual dedicou-se em servir a Deus, na qual estão seus familiares e amigos, deve ser uma decisão muito difícil. Acredito que mesmo estando em outro aprisco não é possível desligar-se totalmente; viverá em nostalgia pois a saudade, fiel companheira do dissidente, não se apartará por um instante.

Esse sentimento virá à tona quando presenciarem uma nova construção, ou um grupo de jovens indo ou voltando da reunião de mocidade. Sempre ocorrerá algum fato que os farão recordar dos tempos nos quais frequentavam a CCB. Viverão sempre querendo notícias, sempre recordando os momentos felizes que passaram, como as lutas que enfrentaram, as provas que suportaram e as vitórias que alcançaram; os hinos que gostam sempre serão assoviados e no fundo da gaveta de seus armários, lá estará guardado o hinário ‘Hinos de Louvores e Súplicas a Deus’. Como canta a torcida do flamengo – “Uma vez flamengo sempre flamengo” – será que uma vez CCB sempre CCB?

Às vezes me pego recordando como Deus me chamou e me abençoou na mocidade: as viagens, as orações, os recitativos, as irmãzinhas que gostei – as que gostaram de mim. Fui auxiliar de jovens, sou músico, “batizado com a promessa”, O SENHOR preparou uma de suas filhas para ser minha esposa, nos presenteou com dois maravilhosos filhos, me abençoou grandemente nestes anos.

Muitas vezes Deus falou comigo na Palavra (pregação); E quantas vezes falou por Sua Palavra (Bíblia). Eu sentia necessidade de ler a Bíblia, e durante a leitura meu ser regozijava, meu coração se enchia de alegria e o SENHOR me concedia entendimento.

Eu creio na Bíblia como a infalível Palavra de Deus – A revelação divina de Si e da Sua vontade ao homem.  Eu não concordo com a nova redação dos pontos de doutrina. Não concordo com a novo credo professado. A alteração atenta conta minha fé e minha consciência. A balança oscilou! Ainda não esgotaram meus recursos e meus esforços; ainda há muito que fazer, mas sei que se aproxima o dia que terei uma conversa definitiva com o Ministério, e neste dia, então, haverei de tomar uma decisão. Do que provarei nesta conversa que poderá influenciar na minha decisão: Amor, julgamento ou indiferença?

Amanhã poderei estar escrevendo a minha Carta de Desligamento como fizeram “aqueles”. Estarei deixando alguns mas poderei com alguns reencontrar. Juntar-me-ei a tantos outros que somados são mais do que os que ficaram. Para cada crente congregado existe um parado (+) os migrantes; para cada congregação que você, há uma maior que você não vê.

Amanhã poderei estar no número dos ignorados, numa estatística com a qual a CCB não se importa. Mesmo ativo em outra igreja, terei o mesmo valor  daquele andarilho, serei um problema solucionado, um falastrão a menos. Mesmo que não seja importante para a CCB, ela sempre será importante para mim. Nela passei minha mocidade e amadureci como cristão. Forçando um vocabulário: A CCB não é a única igreja certa, mas é certo que a CCB é uma igreja única.

Amanhã poderei estar contando a minha história para alguém – “Eu também já fui da CCB, auxiliar de jovens, músico…” - E quando me perguntarem porque a deixei, como estarei em paz, não a difamarei nem a criticarei, apenas responderei: “Segui minha consciência, siga a sua”.


 “Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra minha consciência não é nem correto nem seguro” (Martinho Lutero).



31 comentários:

  1. "Não pertencem a Deus, porque os que são de Deus permanecem”

    Afirmativa arrogante e sectária. E que NADA tem a ver com A Boa Nova que Jesus veio anunciar ao mundo.

    Lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Respondi assim ao Ricardo (com alguma modificação):
    --

    Ricardo,

    Sei o que você sente. Compartilho desse mesmo sentimento, quando sou acusado por alguns leitores de “dar meu parecer”, quando apenas defendendo a Bíblia e a graça de Cristo.

    Sei que o meu dia também vai chegar. Você sabe que sou Cooperador Oficial. Não posso pregar “tradições” quando tenho do outro lado o Sacrifício de Cristo. Há muito as tradições sim pisam no sangue de Cristo, invalidando por completo a Graça.

    Vou te contar um caso ocorrido nesta semana. Uma irmã teve um primeiro casamento que fracassou, desde então ficou sem liberdade lá na comum daonde ela era. Depois de um tempo casou de novo e depois de casada, o segundo marido começou a agredir ela constantemente. Ela teve que acabar se divorciando do segundo marido. Tudo isso aconteceu quando ela congregava em outra comum. Acabou mudando de cidade e está congregando conosco agora. Veio “sem liberdade” e o ministério da origem disse que “não tem como dar carta para ela, pois a vida dela é bem complicada.”

    Esta irmã me procurou. Em lágrimas disse que muitas vezes sente de chamar um hino ou orar na igreja, mas não pode. Ela me perguntou: “Até quando irmão? Eu sei da ‘Doutrina’ da Congregação, mas nunca mais poderei servir a Deus?”

    Tive que explicar que a situação dela não é “doutrina”, mas como internamente a Congregação trata casos como o dela. Tive que explicar que muitos que “tem liberdade” mentem, tem inveja, odeiam, etc e não se arrependem. Oram dentro da igreja e acham que estão bem diante de Deus. Expliquei que enquanto todos nós não entendermos que necessitamos da misericórdia de Cristo, teremos situações assim, aonde uns perdem a liberdade por causa de adultério, fornicação e separação de casamento enquanto outros continuam com liberdade, mentindo, enganando, egoístas, sensuais, blasfemos, glutões.

    Não sei se a “vida desta irmã é complicada” ou se os diversos julgamentos errôneos que ela teve por ministros da CCB, juntamente com falta de acompanhamento do caso, conselhos etc, levaram ela a ter essa “vida complicada”.


    Em situações como descrita acima, tenho vontade de largar o meu ministério de Cooperador e a CCB, pois não tenho meu ministério como valioso, nem mesmo a minha reputação de batizado antes dos 12 anos de idade, “selado com a promessa”, “auxiliar de jovens por 7 anos”, cooperador de jovens ainda solteiro, Cooperador de igreja central, esposo de organista. Lembro quando criança que frequentava a casa dos anciães hoje mais velhos de SP capital e eles também frequentavam a casa de meus pais. Meus pais também hospedavam irmãos de várias localidades do Brasil e do mundo na época da Assembléia no Brás, enfim disse tudo isso para apenas explicar que, aos olhos denominacionais, eu sou "um santo", mas diante de Deus me considero pecador, pois nada que eu faça me justifica diante de Deus, além de que NADA DISSO ME É IMPORTANTE OU VALIOSO DIANTE DA CONSCIENCIA.

    Mas decidi que só saio se me tirarem, pois enquanto isso vou pregando a verdade da Palavra àqueles da minha comum. Se uma alma só receber a verdade, já valeu todas as minhas aflições. Assim vou tentando com todas as minhas forças animar almas como a desta irmã, para que não se revoltem contra Cristo.

    Sei das minhas limitações e por isso sempre peço perdão a Deus por todas elas. Vou me gloriar das minhas aflições como alguns fazem? Eu não, pois reconheci a situação miserável que sou e quanta misericórdia Cristo teve de mim!

    Agora se há aqueles que se acham merecedores, que Deus os abençoe nas suas convicções… Eu sou eterno necessitado da misericórdia de Cristo. Só isso.
    .
    .
    Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
    Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
    Romanos 7:19-20

    Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
    Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
    Romanos 7:24-25

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O que eu CREIO acerca de carta de recomendação:

    http://reginafarias.blogspot.com.br/search?q=Carta+de+recomenda%C3%A7%C3%A3o

    ResponderExcluir
  4. Ou seja: em nenhum momento Paulo MANDA as igrejas usarem essa ferramenta. Pelo contrário!!! Ele diz claramente que não há essa necessidade depois do acesso livre a Deus por meio de Jesus!!!

    Assim como essa, há tantas outras 'normas' empregadas nas denominações religiosas e que atribuem a Paulo. Coitado do apóstolo Paulo, responsável pela neurose de um monte de religioso farisaico que nada tem a ver com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re,

      Além do que, a "Carta de Recomendação" é confusa, pois como posso dizer que uma pessoa é bom caráter, quando não estou com ela 100% do tempo dela?

      E os intentos do coração, quem sonda?

      Por isso, o uso da carta é irrosório e confuso ao meu ver.

      Excluir
  5. Olá, venho agradecer a todos que oraram pela minha filha e esposa, pois a primeira já saiu hoje da internação e dou graças a Deus por TUDO.

    Voltando ao tópico, vamos por parte. Primeiro sobre a carta de recomendação, creio que seja necessário ADMINISTRATIVAMENTE e não espiritualmente. Apenas para saber o andar EXTERNO da pessoa, pois nós podemos julgar apenas o EXTERIOR e Deus deu total autonomia e inter-relação entre as assembleias, apenas para zelar para o fermento (figura do pecado) não contaminar toda a massa, mas que a mesma (assembleia) está sujeita a erros. Mas tudo que ligares na terra (sentido administrativamente) será ligado no céu (e não no sentido de perder a salvação, pois isto não depende do ligar e desligar e sim de Cristo).

    Agora voltando sobre o tópico, não estou aqui fazendo apologia contra esta ou aquela denominação, mas graças a Deus me livrei do jargão:

    "Uma vez tal denominação, sempre tal".

    Hoje pertenço a Cristo e somente a Ele. Dou graças a Deus por isto. Vejo que volta e meia, solto algum jargão que foi impregnado na minha mente no subconsciente. Nos irmãos também, pois vejo que quando se fala em igreja, associamos, erradamente, como CNPJ. Na verdade todos estão careca de saber que IGREJA é o corpo de Cristo (APENAS OS SALVOS POR ELE e não o joio, apenas o trigo). Apesar que hoje em dia, na "IGREJA" estão os joios juntos, mas quem realmente pertence a IGREJA de Cristo são os salvos e estes estão em várias denominações (apesar de Deus não aprovar tal sistema de divisão), inclusive na católica (isto mesmo, na católica também). Mas o desejo de Deus sempre foi em que os teus filhos fossem UNIDOS e não espalhados e esta obra diabólica iniciou-se em Corintios:

    1Co 1:11 Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
    1Co 1:12 Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
    1Co 1:13 Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?

    Mas este início de embrião não parou por aí pela repreensão de Paulo (divisão entre os cristãos), pelo contrário, ganhou forças e mais forças (inclusive na reforma protestante que invés de voltar aos primórdios doutrinais e sua UNIDADE, dividiu mais ainda o corpo de Cristo) e hoje em dia estamos vivendo o apogeu da apostasia da cristandade, pois se Paulo vivesse hoje em dia ele diria assim:

    1Co 1:12 Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou da Batista"; "eu da Assembleia de Deus"; "eu da Congregação Cristã"; e eu da Anglicana e eu da Católica e eu da Metodista e eu da Presbiteriana, etc. e "eu de Cristo".

    Devemos entender que esta DIVISÃO nunca foi o desejo de Deus, mas ele deixa cumprir os desejos humanos, mesmo que não seja de sua vontade (como foi o caso do povo de Israel pedir um rei humano para governar sobre eles). Agora os Seus desígnios sempre SÃO CUMPRIDOS.

    Verdades "esquecidas" a muito tempo, foram resgatas por irmãos reunidos somente ao nome do Senhor Jesus no século 19, como pode ver nestes links abaixo em ingles e espanhol:

    Inglês: http://stempublishing.com/authors/dennett/Recoverd.html
    Espanhol: http://www.graciayverdad.net/id51.html

    Obviamente que a justificação pela fé, foi resgata por Lutero, Calvino e outros na época da reforma protestante, porém muitas coisas ficaram esquecidas, tais como:

    http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2010/04/verdades-resgatadas-h-brinkmann.html

    Obs: Hoje está na moda, se reunir somente ao nome de Jesus, mas analisando as verdades, tem grupos independentes (sem denominação) que é pior do que certas denominações, pois as verdades nestes grupos são obscuras, então o certo é analisar a origem de tais grupos.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. E o pior é quando essa carta de recomendação preenche os requisitos exigidos pela tal 'Sã Doutrina' como querem alguns denominacionais e que de sã nada tem já que segue um molde religioso com acréscimos e decréscimos que se distanciam cada vez mais do Evangelho
    Acho muita pretensão de um líder querer traçar esse perfil de alguém.
    Não vejo nenhum 'líder' com esse poder de descrever acerca do 'andar externo' (e menos ainda do espiritual) de alguém, por isso discordo do irmão, em parte.
    Mas, como já foi dito que Deus tem uma embaixada aqui na Terra, vai ver seus líderes são espécies de semi-deuses que conhecem e esquadrinham o coração de seus 'fiéis'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, vemos tantas heresias por aí a fora que em certos momentos refutamos tudo. Sobre a IGREJA e a "carta de recomendação" (entres aspas mesmos, pois a mesma não é como conhecemos hoje, pois nas denominações é assinada pela cúpula eclesiástica, tem o timbre da associação religiosa, CNPJ, isto é invencionice), sugiro a você e aos leitores que quiserem saber, escutem esta pregação de um irmão que se reúne somente ao nome do Senhor Jesus que ministra bem esta parte. Só adiantando coloco aqui uma parte das escrituras:

      At 18:27 Querendo ele (Apolo) passar à Acaia, o animaram os irmãos, e ESCREVERAM aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.

      Rm 16:1 RECOMENDO-VOS (uma espécie de "carta de recomendação") pois Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia,

      Vemos a "carta de recomendação" de Barnabé para os demais receberem Saulo, que agora era Paulo, pois os cristãos não estavam acreditando na conversão de Saulo.

      Então perceba que não é uma carta modelo digitada, mas simplesmente uma "carta" (entre aspas mesmos, pois pode ser uma ligação, um email enviado, etc e não um modelo pré definido) para os irmãos poderem receber o outro em determinada região, todavia, se o mesmo for conhecido, não precisa de nada, simplesmente os recebem sem restrições. Todavia o que eu não entendo, é certas denominações pedirem a carta de recomendação (como doutrina mesmo), se as mesmas (denominações) falam que são guiadas pelo Espírito Santo e que eles "sentem" tudo e sabem de tudo. É isto o que eu não entendo. (risos) Pra que a carta então, se o Espírito Santo vai contar pra eles.

      Para entender este assunto, é importante analisar estas partes logo abaixo a respeito da reunião da assembleia e sua autoridade na terra:

      http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/disciplina-na-igreja.html
      http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/recepcao-uma-responsabilidade-da.html
      http://umcorpo.blogspot.com.br/2012/02/questoes-de-disciplina-na-assembleia.html
      http://umcorpo.blogspot.com.br/2012/03/assembleia-e-revestida-de-autoridade.html
      http://umcorpo.blogspot.com.br/2012/02/decisao-de-ligar-e-desligar.html


      Ministração da palavra:
      http://www.conferenciasbiblicas.com.br/conferencias/Limeira%202011/Limeira%202011%20-%20Prega%C3%A7%C3%A3o%20para%20Crentes%20-%20A%20ordem%20na%20igreja%20-%20Lineu.mp3

      Obs: é só copiar o link em seu navegador e escutar, lembrando que sobre a carta de recomendação, o assunto começa ser exposto mais ou menos nos 27 minutos pra frente.

      Desculpe pela extensão do assunto, mas é necessário para entender a completude do assunto.

      Excluir
  7. Irmão Antonio, me tira uma duvida? Temos que tomar santa ceiA, certo? Como o irmão faz? Pois disse que hj pertence só a Cristo, como assim? E a Santa Ceia, eu fiquei encucada, sAbia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ana Santos, vou tentar te explicar em poucas palavras.
      Eu excluí a minha resposta, pois achei que era a Sônia, mas vi que eu equivoquei e por isto apaguei e coloquei teu nome certo agora.

      Primeiramente esta pergunta soou com um tom meio estranho, pois nas entrelinhas DÁ A ENTENDER (veja bem, não estou afirmando que é isto mesmo, apenas deu a impressão) que a SANTA (dando a impressão que é uma transubstanciação) ceia está condicionada com a salvação. Na verdade a CEIA é para memorizar (celebração) a morte de Jesus, e esta era feita como costume dos primeiros cristãos partir o pão (entenda como ceia do Senhor o partir o pão e não uma simples refeição) no primeiro dia da semana. Veja bem, a ceia, não é por obrigação, mas apenas por gratidão e isto independe da salvação, pois aquele texto que eu vou colocar logo abaixo, tirado fora do contexto, é um pretexto para colocar mais carga pesada na cristandade. Sabe aquele texto bíblico tirado fora do contexto, que nos foi ensinado, inclusive a mim fora ensinado:

      Jo 6:48 Eu sou o pão da vida.
      Jo 6:49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
      Jo 6:50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
      Jo 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre: e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
      Jo 6:52 Disputavam pois OS JUDEUS [aqui Jesus está repreendendo os Judeus] entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
      Jo 6:53 Jesus pois lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, SE NÃO COMERDES A CARNE DO FILHO DO HOMEM, E NÃO BEBERDES O SEU SANGUE, NÃO TEREIS VIDA EM VÓS MESMOS.
      Jo 6:54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
      Jo 6:55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
      Jo 6:56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
      Jo 6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, QUEM DE MIM SE ALIMENTA, também viverá por mim.

      Abre aspas para ver o que o Mário Persona pensa a respeito desta passagem:

      "João 6.48‑58 nada tem a ver com o pão da ceia. O pão da ceia é um símbolo do Corpo de Cristo, que morreu para nos dar eterna salvação. O pão de que João fala é em referência ao pão que caiu do céu, alimento do povo de Deus. Hoje nos alimentamos de Cristo, comemos Sua carne, bebemos o Seu sangue, ou seja, somos mantidos vivos eternamente pelo Seu sacrifício: "O pão que eu der a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

      O Senhor não faz nenhuma referência à ceia em tal passagem, pois a ceia foi dada aos Seus somente (Judas saiu antes) e Ele não iria ensinar coisas tocantes à ceia a judeus incrédulos, como é o caso da passagem de João 6. A passagem toda nos fala de salvação e não de celebração. Se considerarmos a passagem como sendo a ceia, então uma pessoa só seria salva se recebesse o pão da ceia, pois o Senhor diz que "se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós mesmos".

      Para entender melhor sugiro a leitura deste link: http://www.respondi.com.br/2005/06/bblia-fala-da-transubstanciao.html

      Continua...

      Excluir
    3. Mas os religiosos para intimidarem os seus fiéis, falam que aquele que não comer o pão da ceia e não beber do cálice não terá parte com o Senhor Jesus. Transformando uma ceia em terrorismo!

      Agora voltando a outra pergunta da Ana, ela disse que como faz para participar da ceia, pois eu pertenço somente a Cristo. Todavia, em nenhum momento eu disse que o cristianismo é uma vida isolada de todos e de tudo, pelo contrário, o cristianismo é vivido no dia-a-dia e também tem que ter comunhão entre os irmãos, mas eu me reúno com irmãos que apenas confessam o nome do Senhor Jesus e se apartaram de todo o sistema religioso e congregam assim desde o século 19, apesar de no Brasil ter poucos irmãos, pois não tem muitos atrativos e TUDO é muito simples.

      2Tm 2:19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O SENHOR conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo APARTE-SE DA INIQUIDADE...
      2Tm 2:22 Foge também dos desejos da mocidade; e SEGUE a justiça, a fé, a caridade, e a paz COM OS QUE, COM UM CORAÇÃO PURO, invocam o SENHOR.

      É o que eu estou tentando fazer, apartei-me de toda a iniquidade e seguindo a justiça, a fé, a caridade, e a paz com irmãos que somente invocam e confessam o nome do Senhor Jesus.

      Espero ter respondido a pergunta da Sônia e dos demais leitores que vierem a ter alguma dúvida.

      Graça e paz a todos.

      Excluir
  8. Eu vejo a ‘santa ceia’ no chão da existência.

    Vejo uma analogia sendo estabelecida por Jesus e que vai muito além de mero cerimonialismo religioso que tem que ser feito porque foi simplesmente estabelecido. Tem um sentido, gente! É só se desligar dos costumes religiosos e se ligar no sentido verdadeiro para entender.

    Observemos que o único milagre que consta nos quatro evangelhos é o da multiplicação dos pães.
    Detalhe importantíssimo: estava próximo da Páscoa.
    Outro detalhe: os discípulos, querendo que Jesus mandasse o povo embora porque já estava tarde e não tinha pão suficiente pra todos.

    Jesus disse: trazei-mos .

    ‘E tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva , tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. (Mt 14:21)

    Para Jesus, o importante era o povo ficar ali para ser alimentado espiritualmente. E de diversas formas (lembremos que o vento sopra onde e do jeito que quer), já que até as pessoas reunidas ali, os encontros uns com os outros, os novos amigos que surgiam e as próprias conversas paralelas promoviam um compartilhar precioso para o ser humano.

    Vemos ainda todo um simbolismo nas palavras de Jesus na Ceia (propriamente dita, se assim o querem os mais ritualistas) onde o compartilhar do mesmo pão indica a unidade do Corpo de Cristo.

    Falei isso certa vez no blog do Hélio e quase me matam rss

    É porque nós fomos acostumados aos cerimonialismos, mas essa observância da Ceia do Senhor agendada, digamos assim, nada mais é do que uma espécie de 'memorial' do sofrimento de Cristo na cruz.

    As cerimônias de alianças eram realizadas pelos hebreus significando que as pessoas estavam sempre lembrando os feitos de Deus e selando sua promessa de obediência e de aceitação dos termos da aliança. Mas foram sendo substituídas.
    (Da mesma forma, Deus também havia mandado fazer um santuário e com a vinda de Jesus aboliu o santuário).

    Vejamos que fomos acostumados aos cerimonialismos desde os primórdios, mas essa observância da Ceia do Senhor nada mais é do que uma espécie de 'memorial' do sofrimento de Cristo na cruz.

    É simples de entender.

    Observemos o significado da nova e eterna aliança que vai além das performances. (Inclusive, na cerimônia original da Páscoa, era utilizada uma série de cálices, por exemplo).

    Ou seja: Jesus não MANDA tomar santa ceia.
    Ele apenas dá novo sentido a uma cerimônia já estabelecida e que representava a aliança de Deus com o Seu povo.

    Paulo também não ordena.
    Muito menos estipulou que seria uma vez no ano como faziam os judeus e como fazem atualmente algumas denominações religiosas.

    Ele diz aos coríntios: 'Todas as vezes que o fizerdes'. Pode ser uma vez na semana, três vezes na semana, por que não? Não existe um tempo estabelecido.

    O certo é que Jesus ali presente, Ele mesmo realizando a cerimônia da nova aliança, deu ao pão novo significado, usando uma metáfora 'no partir do pão'.

    O profeta Jeremias transgrediu a ética cultural da época ao anunciar a nova aliança que Deus faria, e que não exigia obediência exterior. (Jeremias 31:31.34)

    ResponderExcluir
  9. Imagine só! Um povo acostumado a rituais como sendo obrigatórios, pois Deus mesmo os havia instituído, agora ia ter que rever toda aquela tradição.

    Sim, porque a nova aliança seria interior, universal e incondicional. Porque essa aliança consistia em uma renovação espiritual que capacitaria o povo - O povo! E não um líder como quer o evangélico, ou um sacerdote específico, como quer o católico - a viver um relacionamento correto com Ele.

    E que o principal elemento dessa nova aliança não seria mais representado por objetos e seus simbolismos, mas, simplesmente, o perdão.

    Todos teriam a oportunidade de estabelecer um relacionamento íntimo e pessoal com o Senhor.

    Mas aí, vem o homem pretensioso e reinventa tudo, desfazendo o sacrifício perfeito.

    Toma posse das antigas cerimônias, dos velhos e carcomidos rituais e das exterioridades solenes que serviam como meros memoriais, e os colocam como sendo requisito de algum juízo pré- celestial.

    :(

    ResponderExcluir
  10. Antônio. (e demais)

    Só pra esclarecer:
    Enquanto eu escrevia o texto acima não havia ainda o teu.
    De modo que não houve qualquer influência.
    Ou seja, não estou concordando nem discordando de nada que vc tenha dito, já que eu não havia lido antes.
    O que coloquei acima é resultado de simples estudos bíblicos pessoais.

    Deus abençoe a todos!

    R.

    ResponderExcluir
  11. Ana Santos e demais leitores, sugiro a leitura do livro do irmão Chater a respeito deste assunto que agora transcrevo alguma parte deste mesmo e disponibilizo o mesmo no final.

    "Na noite em que Jesus foi traído, após a ceia pascal, Ele tomou "o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho (a Seus discípulos), dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós" (Lc 22.19,20).
    Jesus estava para ir à cruz, e ao Pai, deixando os Seus amados discípulos neste mundo. Ele estava indo preparar-lhes um lugar, para depois retornar e recebê-los para Si, para que onde Ele estivesse, eles pudessem também estar. Sabendo que seus corações facilmente se esqueceriam, e ciente da fria influência exercida pelo mundo, Ele lhes deixou, antes de partir, este simples e amável pedido: "Fazei isto em memória de mim".
    Havendo Se oferecido, como a verdadeira Páscoa, sobre a cruz, e tendo sido sepultado, Ele ressuscitou de entre os mortos pela glória do Pai, e tomou o lugar que Lhe estava reservado à destra de Deus (Rm 6.4). Desde então, Ele continua falando com a mesma ênfase aos corações daqueles que são Seus, por intermédio de Seu servo Paulo (leia 1 Co 11.23). Os escritos dos apóstolos são palavras que lhes foram ensinadas pelo Espírito Santo (1 Co 2.13).
    Por quase dezenove séculos, Ele tem aguardado pacientemente em misericórdia e graça a favor do pecador. É por Sua paciência, querido leitor cristão, que eu e você fomos alcançados. Que tamanha responsabilidade temos, então, para com Aquele que é nosso Salvador e que é tudo para nós! Não se trata de algo difícil o que Ele nos pediu, mas simplesmente que nos lembrássemos daquEle que nos amou, e Se entregou por nós (Ef 5.25). O Seu sangue precioso fez a nossa paz, e agora Ele Se apresenta aos nossos corações. Como pode algum dos Seus queridos querer privá-Lo deste gozo, ao deixar de cumprir o Seu amoroso desejo?
    É da máxima importância que cada cristão possa conhecer o desejo do Senhor acerca desta bendita instituição que é a ceia do Senhor, uma vez que a cristandade em geral tem se distanciado cada vez mais da simplicidade das Escrituras, despojando a ceia do Senhor e a mesa do Senhor do seu verdadeiro significado, e levando muitos a ficar confusos a respeito deste assunto. Os romanistas, com suas missas, e os protestantes, com seus sacramentos, têm ambos distorcido o verdadeiro caráter do lugar que a ceia e a mesa do Senhor devem ocupar na igreja. Os católicos tratam da ceia como um sacrifício repetido a cada missa, negando assim completamente a perfeição do único sacrifício de Cristo, feito uma vez para sempre. Os protestantes, com freqüência, fazem dela um meio parcial de salvação, além de normalmente permitirem que pessoas inconversas participem, quando a Palavra de Deus é categórica quanto ao fato de que a participação na ceia do Senhor é um privilégio unicamente para verdadeiros cristãos. E verdadeiros cristãos são crentes em Jesus, possuem a vida eterna e o Espírito Santo (leia Jo 6.47; 1 Co 6.19). A ceia nunca deveria ser tomada como um meio de se obter bênçãos, mas como uma grata lembrança de nosso Senhor, por aqueles que já receberam bênçãos. Uma verdadeira fé e um andar em fidelidade credenciam aqueles que são membros do corpo de Cristo a ter o seu lugar à mesa do Senhor. Trata-se de um privilégio de todos os filhos de Deus que não estejam biblicamente desqualificados para tal.
    Existem quatro questões para as quais eu gostaria de chamar a atenção do leitor: Por Que, Quando, Onde e Como devemos tomar a ceia do Senhor? Primeiramente, vou responder a estas perguntas com trechos das Escrituras, para depois explicá-las mais detalhadamente.
    POR QUE?
    "Fazei isto em memória de mim." (Lc 22.19.)
    "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." (1 Co 11.26.)

    Continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. QUANDO?

      "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão..." (At 20.7.)

      "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." (1 Co 11.26.)

      "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão e nas orações." (At. 2.42.)

      ONDE?

      "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18.20.)

      "Se pois toda a igreja se congregar num lugar..." (1 Co 14.23.)

      "...ajuntando-se os discípulos para partir o pão,... havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos." (At. 20.7,8.)

      COMO?

      "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." (1 Co 11.23-26.)

      "Falo como a entendidos, julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo: porque todos participamos do mesmo pão." (1 Co 10.15-17.)

      Havendo citado estas passagens das Escrituras, permita-me que o auxilie um pouco a guiar o seu coração mais além, amado irmão em Cristo, para a simplicidade de tudo isto; para que nosso Senhor possa sentir gozo em observar a nossa amável sujeição à Sua bendita vontade, e para que você possa se regozijar por estar fazendo com que Ele Se alegre.

      Continua...

      Excluir
    4. A primeira questão é:

      Por que devemos tomar a ceia do Senhor? Em memória de Jesus, para que nossos corações possam trazê-Lo à lembrança. O partir do pão nos fala do Seu corpo entregue por nós sobre o madeiro; o beber do cálice nos fala de Seu precioso sangue derramado por nós. Ao participarmos destes símbolos do Seu amor, anunciamos a morte do Senhor. Na presença de Deus, e dos anjos santos, e também circundados pelos poderes invisíveis das trevas e da maldade - Satanás e seus anjos - e por um mundo de pecadores culpados e perdidos, anunciamos o maravilhoso fato de que o Senhor da glória, Jesus, o Cristo de Deus, foi até à cruz do Calvário, sofreu, derramou Seu sangue, e morreu. Nós anunciamos o mais esplêndido acontecimento já ocorrido na história do universo: como o Seu Criador Onipotente, como Homem (sem pecado), sofreu toda aquela terrível vergonha e dor, a fim de que Deus fosse glorificado; a fim de que o poder de Satanás fosse anulado, e a questão do pecado resolvida de uma vez por todas.

      Mas Deus O ressuscitou dentre os mortos, e Lhe deu glória, mostrando assim a todos a Sua estima pela oferta única e perfeita. Já está assentado, o poderoso e vitorioso Senhor, à direita da majestade nos céus, aguardando o glorioso momento, que só Deus conhece, quando descerá nos ares para chamar os Seus amados para o Seu lar (1 Ts 4.15-18). Os cristãos estarão, então, cumprindo as Suas palavras, fazendo isso em memória dEle, e dessa forma anunciando a Sua morte até que venha.

      "Se alguém me ama, guardará a minha palavra..." (Jo 14.23.)

      "Quem me não ama não guarda as minhas palavras." (Jo 14.24.)

      A questão seguinte é:

      Continua...

      Excluir
    5. Quando devemos tomar a ceia do Senhor? Quanto a isto o Senhor não deixou qualquer mandamento específico, mas indicou claramente em Sua Palavra o que pensa a respeito, e o crente espiritual, cuja consciência está sendo exercitada, não levará muito tempo para discernir corretamente.

      É bem evidente que todo coração verdadeiramente leal irá dizer: - Eu gostaria de lembrá-Lo com freqüência.

      Vejamos o que as Escrituras nos esclarecem a respeito disto. Em Atos 2.42 lemos que três mil cristãos, que acabavam de ser acrescentados, "perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". Esta passagem deixa claro que eles compreenderam as palavras do Senhor, e demonstra que o partir do pão não era ocasional, mas algo praticado com freqüência. Embora a expressão "partir do pão" fosse normalmente empregada para uma refeição comum, e algumas vezes aparece tendo este significado, no versículo acima e em outras passagens diz respeito à ceia do Senhor (veja Lc 24.30-35; At. 20.11; 27.35,36).

      Encontramos também em Atos 20.7 que, "no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles". O primeiro dia da semana, ou dia do Senhor, é o dia que se segue ao Sábado (Mt 28.1; Ap 1.10); é o dia no qual nosso Senhor ressuscitou dentre os mortos. E aprendemos deste versículo que era costume dos primeiros discípulos se reunir neste dia para partir o pão em memória do Senhor. Este é o objetivo que os motivava a estar reunidos. Paulo estava ali, e falou a eles; mas eles não estavam reunidos para ouvir Paulo pregar, mas para recordar o Senhor Jesus em Sua morte.

      Alguns poderão pensar, ao lerem estas linhas, que não há nada que demonstre que os discípulos se reuniam todo primeiro dia da semana. Mas permita-me lembrá-lo, querido leitor, que anunciamos a morte do Senhor até que venha, e, assim, ao nos reunirmos no primeiro dia da semana, poderá ser a última vez que o estaremos fazendo. A volta de Cristo se encontra tão evidente nas Escrituras, que o Seu povo deve permanecer sempre em uma atitude de espera por Ele (Lc 12.35,36; 1 Ts 1.9,10). Então você nunca mais passará um dia do Senhor neste mundo, mas se, enquanto aqui, procurar em sua Bíblia, irá encontrar em Atos 20.7 que "no primeiro dia da semana ajuntando-se os discípulos para partir o pão...".

      Além do mais, encontramos em João 20.19,26, que em duas semanas sucessivas, no primeiro dia da semana, Jesus Se colocou no meio dos discípulos reunidos, e disse, "Paz seja convosco...". Também em 1 Coríntios 11.25,26, lemos, "Fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha".

      De um modo geral, a importância da ceia do Senhor tem sido perdida de vista, sendo tratada como algo secundário. O púlpito é com freqüência colocado em inigualável proeminência, e a bendita memória do Senhor é passada para uma posição inferior, como algo deixado para depois do culto, uma vez por mês, ou até mesmo com menor freqüência. Que Deus, em Sua graça, possa guiar todo cristão, que ler estas linhas, para que busque Sua bendita Palavra, e a obedeça, ao invés de ser guiado pelas tradições dos homens.

      Aprendemos das passagens acima que a vontade do Senhor era que Seus santos partissem o pão ao menos no primeiro dia de cada semana, ou mesmo, se possível, com mais freqüência, e assim perseverassem...

      Continua...

      Excluir
    6. Retirado do livro: http://www.stories.org.br/textos/vpp.html
      Leia ele completo para entender sobre o assunto.

      Sugestão para leitura secundárias:
      http://www.respondi.com.br/2010/08/ceia-do-senhor-seria-apenas-simbolica.html
      http://www.respondi.com.br/2005/05/qual-o-verdadeiro-lugar-de-adorao.html
      http://www.respondi.com.br/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html
      http://www.respondi.com.br/2005/05/como-celebrar-ceia-do-senhor.html
      http://www.respondi.com.br/2012/06/o-que-seria-comer-indigamente-ceia.html
      http://www.respondi.com.br/2007/10/so-posso-ser-batizado-se-estiver.html

      Abraços a todos.

      Excluir
  12. Je, sinceridade?

    'Aprendemos das passagens acima que a vontade do Senhor era que Seus santos partissem o pão ao menos no primeiro dia de cada semana, ou mesmo, se possível, com mais freqüência, e assim perseverassem...'

    Na boa:
    Do jugo denominacional você já se libertou.
    Das regrinhas impostas ao longo da vida... É aos poucos mesmo rss
    Fique ligado para - nesse processo de desconstrução - não substituir um peso por outro.

    #ficadica

    Relaxa e bom findi ;)

    Rê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Regina. Na verdade as regrinhas é para religiosos do que cristãos e estas regrinhas Deus vai limpando aos poucos também. Mas sinceridade também, não vejo isto (a ceia) como regra e também nem é tido como regra (a celebração da ceia no primeiro dia da semana ou todos os dias, quinzenal, semanalmente, etc), mas apenas gratidão pelo Senhor do resto da vida e lembraremos ETERNAMENTE desta gratidão.

      Abraços e Regina e obrigado pela dica.

      Excluir
    2. Aos amigos deste blog, estou me despedindo do mesmo, pois vejo que já chegou a minha hora de partir. Peço, por favor, que entendam a minha decisão e não me encorajem mais para eu continuar no mesmo e tentei mostrar a vontade do Senhor Jesus e aqueles que me suportaram, obrigado por isto. E Deus sempre nos abençoará em TUDO, seja nos momentos ruins ou bons de nossas vidas.

      Quem quiser comunicar comigo, entre em contato com o irmão HP que ele me comunicará sobre possível interesse.

      Tudo de bom a todos deste blog e lembrem sempre.

      Deus por Cristo Jesus sempre nos amará.

      Excluir
  13. Antônio

    Fiquei triste agora :(

    Me perdoe se o ofendi a ponto de impulsioná-lo a tomar uma atitude drástica.

    Não sou 'dona' deste blog, apenas fico à vontade aqui para conversar com as pessoas.

    Quantas vezes discordaram de mim até mesmo com deboche e indelicadezas e eu nem valorizei...

    No Amor que não exclui discordâncias,

    R.

    ResponderExcluir
  14. Fique tranquila minha irmã Regina, não é pela discordância tua que eu estou saindo. Pode ficar em paz minha querida. Apenas achei que é minha hora de partida, afinal, este blog era o único que eu escrevia alguma coisa na internet inteira. Mas agora chegou a minha hora de despedir de todos e foi realmente um prazer "conhecer" (mesmo que à distância) todos e sempre lembrarei de todos em minhas orações e por favor façam o mesmo por mim. Agradeço ao irmão "dono" do blog que deu total liberdade em meus comentários, pois este blog tem liberdade e TODOS se respeitam, apesar de terem DISCORDÂNCIAS e estas (discordâncias) são importantes, desde que tenhamos respeito uns com os outros e neste blog TODOS os participantes se respeitam (louvado seja a Deus por isto). Agradeço a Deus e a vocês meus amigos "virtuais": Regina, Claudionor, Sônia, Ana Santos, HP por esta oportunidade e lembre-se:

    Fomos ABENÇOADOS, SOMOS ABENÇOADOS e SEMPRE SEREMOS ABENÇOADOS através de Cristo Jesus.

    No amor do Senhor Jesus a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, se eu esqueci de mencionar algum nome acima, me perdoem, pois não lembro dos demais. Aos demais leitores deste blog também, um forte abraço Cristão a todos.

      Excluir
  15. Tudo de bom para o irmão e sua família também! Nessa despedida queria muito lhe deixar uma mensagem neste relato abaixo , que foi uma das coisas mais linda que ouvi em toda a minha vida.

    Quero compartilhar com o irmão uma experiência que foi contada por um membro da igreja, quando nos encontrávamos reunidos há alguns anos. Foi tão surpreendente que emocionou a todos que estavam presentes. Por discrição vou lhe dar o nome fictício de Paulo.
    Paulo contou-nos que em certo tempo de sua vida, passou por uma provação muito difícil que chegou a pensar que Deus o tinha abandonado.
    Tinha sensação de que suas orações não eram ouvidas e acabou se entregando ao desânimo, chegando a duvidar do amor de Deus a seu respeito. Ficou assim nesse desalento por um bom tempo, sem esperança de que sua situação melhorasse.
    Até que um dia, quando se encontrava reunido com um grupo de pessoas na igreja, alguém inspirado pelo Espírito de Deus, transmitindo um recado divino, lhe disse que aguardasse, pois por aqueles dias Deus "iria olhá-lo direto nos olhos ", como sinal de que ele não estava só no que estava passando e também lhe provar o quanto ele era amado nos céus.
    Paulo recebeu aquela mensagem com grande alegria e satisfação, sentindo seu sofrimento se amenizar diante de tão suaves palavras.
    Mas, no caminho de volta para sua casa, começou a meditar: "Como Deus iria olhar direto em meus olhos? Como isso seria possível?"
    E os dias foram passando, e ele aguardava o cumprimento desse recado com ansiedade.
    Até que um dia estava ele sentado juntamente com o seu filho no sofá de sua sala, quando de repente eles vêm um beija-flor voando adentrar a sala pela janela e sair pela porta. Essa avezinha repetiu esse gesto por várias vezes; e eles admirados, ficaram observando aquela cena.
    Foi quando então resolveu ir para fora e ficou parado, olhando tudo aquilo. De repente aquele beija-flor voou até ele cerca de meio metro de distância, de frente ao seu rosto e batendo as asas, olhava fixamente em seus olhos. Ficou por um instante assim, deu mais uma volta no quintal e voltou voando, parando em frente à ele, olhando novamente em seus olhos. Esse gesto se repetiu por 3 vezes, até que na terceira vez bateu asas e voou para não mais voltar.
    Pai e filho ficaram atônitos diante daquele momento tão raro e sublime.
    Foi então que imediatamente veio em sua lembrança aquele recado que ele tinha recebido do Espírito de Deus, cheio de amor e esperança: Que iria olhá-lo nos olhos, para lhe provar que não estava só e o quanto ele era amado nos céus.

    ResponderExcluir
  16. Ontem o Senhor mandou uma Palavra maravilhosa sobre o Salmos 15.”O verdadeiro cidadão dos céus” O verdadeiro cidadão dos céus não difama com a sua língua , nem faz mal ao seu próximo.; nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo. Mas, quando vê seu irmão , se não pode fazer nada , ora por ele: “Senhor faz uma obra. Tu podes tudo” Tem sinceridade no coração para com Deus. Renuncia à inveja , falsidade,hipocrisia,maledicência , etc… Procura santificar seus sentimentos, pensamentos e assim aprimora suas ações. Amo tudo isso!Amo ouvir palavras tão puras e que fazem tanto bem para a alma! A Palavra de Deus é o “Oxigênio” neste mundo tão poluído!

    ResponderExcluir


Vamos zelar por um bom ambiente de diálogo. O intuito do blog é compartilhar textos e vídeos que nos leve a reflexão, união e aproximação com Cristo.
Discordou de mim? Tua opinião é bem-vinda, mas seja educado. Somos todos aprendizes nesta vida, e ainda mais aprendizes de Cristo, a Palavra de Deus feito carne, que é fonte inesgotável de Vida e Verdade, o Único Caminho nosso à Deus!

Obrigado.