05/09/2013

A Noiva está linda!

Por: Ronaldo Lidório

Há um ar de desapontamento com a Igreja em nosso país. 

Ouço vozes esmorecidas e vejo olhares que não brilham mais. É o desencanto com a Noiva.

Noto que a desilusão vem pela tristeza ao ver cenários onde o louvor e a pregação se transformam em fonte de lucro e não consequência de corações transbordantes. Pela proliferação de igrejas cada vez mais cheias, porém aparentemente tão vazias, menos comprometidas com a Palavra, sem sede de santidade e paixão pelos perdidos. Segue pela tênue linha que por vezes parece não distinguir muito bem Igreja e mundo, especialmente quando o binômio interesse e finanças se apresenta,  e ainda pela dificuldade em identificar a Igreja de Cristo em meio aos movimentos religiosos.


O desencanto faz o povo  olhar para o passado e relembrar os velhos tempos. Comenta-se sobre os pastores à antiga  e  dias  quando a Igreja ainda via simplesmente na Palavra razão suficiente para o santo ajuntamento. Tempos quando o constrangimento por ser crente era resultado da discriminação, porém jamais identificação com o injusto e o desonesto.  Por fim suspira-se desanimado. 

Em momentos assim é preciso lembrar que Jesus jamais perdeu o absoluto controle sobre a história da Igreja. Jamais foi surpreendido por coisa alguma em todos estes anos. Jamais deixou de ser Senhor. Apesar das fortes cores de desalento a Noiva está sendo conduzida ao altar e o dia de brilho há de chegar.

Um amigo fez recentemente uma comparação entre a Igreja, a Noiva, e nossas noivas, nossas esposas. Levou-me a pensar no dia de meu casamento. Foi em 9 de dezembro de 1989. Já namorava Rossana há 4 anos e, apaixonados, chegamos ao grande dia. Apesar do amor e alegria pelo dia chegado tudo parecia fadado ao fracasso absoluto. As flores foram encomendadas erroneamente, a ornamentação do templo parecia jamais ter fim, o vestido apresentou defeitos de última hora, a maquilagem transcorria em um quarto apertado e com incrível agitação. A noiva chorou pelos desencontros do dia. O andar de cima da casa de meu sogro onde ela se arrumava tornou-se, aos meus olhos, em um pátio de guerra. Pessoas entrando e saindo apressadas, faces carregadas de ansiedade e um tom sempre apocalíptico a cada nova notícia. Ao longo dos anos percebi que os casamentos são parecidos neste ponto. A balbúrdia que cerca a noiva antecedendo seu momento de brilho é emblemática. Aos olhos do passante que vê a agitação sem fim, nada parece ter esperança. 

Fui para a  cerimônia esperando o pior. Jamais seria possível contornar todos os imprevistos, e  o impensado  poderia acontecer: a noiva não estaria pronta! Enquanto pensava nisto, ali no altar, eis que ela chega. Estava linda, uma verdadeira princesa. O rosto sorridente, o caminhar lento e seguro, o vestido alvo como a neve, simplesmente perfeita . A música, a ornamentação, as palavras, tudo se encaixava. Que milagre poderia transformar um dia de caos em um momento de brilho tão belo? 

As horas de luta, as lágrimas derramadas, os desencontros e desalento foram rapidamente esquecidos e um só pensamento pairava naquele saguão: a Noiva estava linda.

Talvez vivamos hoje dias melancólicos ao visualizar a Igreja quando manchas e mazelas tentam levar nossa esperança para o cativeiro da desilusão crônica. A casa está desarrumada, o vestido da Noiva não nos parece branco, há graves rumores de que ela não ficará pronta. 

É, porém, em momentos assim que Deus intervém. Lava as vestes do Seu povo, levanta o caído, renova o profeta, purifica  a Igreja  e nos dá sonhos de alegria.

Chegará o dia, e não tarda, que seremos tomados por Jesus. Neste dia há de se dizer: Eis o Noivo, é o Senhor que conduz a Igreja. Jamais a deixou só. Como é fiel!

E creio que todos nós  também pensaremos, extremamente admirados: Eis a Noiva, como está linda!

“Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória;porque são chegadas as bodas do Cordeiro,e já a sua noiva se preparou” (Apocalipse 19:7)

22 comentários:

  1. HP,

    Você já me conhece e sabe que eu vejo com olhos bastante críticos esse lance de analogia, não é? (E tb sei que vc é assim e coloca muitos textos para que as pessoas reflitam em tudo que foi dito).

    Sei do 'risco' em dizer meu 'achismo' e já vi gente dizer lá no blog do Hélio(num dos comentários mais leves rss) que 'eu me acho'. Ora, só porque eu gosto de 'pensar alto' e repartir isso com os outros? Coitada de mim! Eu não me acho é NADA. Aliás, eu não sou é NADA! Eu estou no mesmo caminho, no mesmo processo. Talvez me diferencie um pouco por não resistir (muito rss) e me deixar reconstruir todos os dias da minha vida pelo Espírito de Deus!

    'Mazenfim'... Quem já expôs a vida em um livro não se impressiona com julgamentos e críticas pessoais.

    Bem, lá vai rss

    Dessa vez, acho que foi o meu raciocínio lento que deve ter me pregado uma peça (será?!), pois confesso que não entendi a relação entre as 'duas' noivas.

    Afinal, pra que mesmo essa ansiedade, essa INSEGURANÇA nos preparativos para uma festa de casamento? Na minha concepção, se há segurança nas decisões tomadas para isso (e por mais que se considere algum imprevisto na parte material) deveria, nos corações, reinar SIMPLESMENTE a alegria. Ou não? Num momento único assim não cabe qualquer analogia com 'caos'. (Ou então, vai ver eu não sei o significado de caos). Assim como, sinceramente, esforço-me, e não consigo ver nada ao menos que vislumbre um clima de 'guerra' em tais preparativos.

    Não consigo entender que algo feito com amor e alegria esteja fadado ao mais absoluto fracasso. Pelo contrário, o amor e a alegria dão uma certeza interior de algo incrível e inexplicável que beira o transcendental que não cabe outro tipo de emoção e que ninguém é capaz de tocar, de mexer, de macular! E digo mais: essa certeza tão estranha é presenteada não só aos noivos, como também a todos aqueles ao redor que se impregnaram da veracidade daquele amor. Podem me chamar de romântica, de sonhadora, utópica, enfim... Mas prefiro essa analogia!!!

    Já falei também aqui que não tenho atração nenhuma pra assunto escatológico e, pelo que entendo, todas as alusões e parábolas relacionadas a isso se referem a esse tipo de assunto. Entretanto, mesmo Jesus falando sobre isso não O vejo colocando terrorismo na cabeça de ninguém sobre sua vinda. E aí, inevitavelmente, eu entro naquela questão do crente religioso(ativando sua incontestável natureza pagã),esforçar-se em ser bonzinho e correr agoniado como numa guerra, pra cumprir a cartilha da denominação PORQUE quer o prêmio no final da corrida.

    Enfim, pra não dizer que sou radical e apesar do paradoxal texto que me causa a impressão de que seriam dois textos distintos, fico com a primeira parte. E com o dito lá sobre como as pessoas viviam sem essa maluca angústia existencial; fico com a 'torcida' pela volta ao primeiro amor. Volta àquele passado em que se ajuntava apenas para compartilhar a palavra de Deus. E sair de lá para cumpri-La no chão da existência. Repartindo o pão que é NOSSO e que nos supre em cada dia. Não com sede de santidade religiosa e doutrinária. Tampouco com falsa paixão pelos perdidos. (A tal falsa piedade que só adoece a si e aos outros) Apenas SENDO na existência. Leve. Sem crise. Isso é 'descansar' no Senhor.

    É assim que eu creio!

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê,

      Talvez o problema foi meu de “tirar texto do contexto”.

      O texto principal, postado no blog do Renato Vargens, falava a respeito dos problemas enfrentados pela Igreja no Brasil. Ele citava os pastores que ganham milhões, os artistas gospel que cobram caches para shows de louvor a Deus e outras coisas.

      Na lamentação dele, ele citou este texto que, analogamente compara os atrasos, desencontros, estresse na preparação de uma festa de casamento, com os fatos que ocorrem atualmente, na preparação da Igreja no aguardo pelo cumprimento final das Escrituras, com tantas heresias, fanatismos, etc. que encontramos no meio daqueles que dizem “servir a Deus”.

      Como na festa de casamento, o final foi feliz e quão bela ficou a noiva mesmo com tanto estresse sofrido, também assim ficará a noiva de Cristo, no momento que tudo for cumprido.

      .
      De certa forma, nós também acabamos nos “estressando” com os preparativos da noiva, quando falamos abertamente sobre heresias e fundamentalismos que existem dentro das denominações, mas temos fé que a Noiva, a Igreja de Cristo, está sendo adornada com perfeição, mesmo com tanta verborragia sendo lançada de púlpitos ou de “ungidos” profetas.

      No final, não há do que nos preocuparmos, do que nos estressarmos, pois Deus cuida da Sua Igreja, esta formada por pessoas de corações quebrantados e necessitadas da misericórdia que Cristo teve por nós na Cruz. Pessoas que amam ao próximo sinceramente, que perdoam de coração, que dividem o pouco que tem com carinho. Seja da denominação que for, da língua que falar ou da cor da pele que tiver. São nossos irmãos em Cristo. São a Noiva do Cordeiro. A Igreja de Deus.

      Desculpa de novo por tirar o “texto do contexto”. rsrsrs
      Abs!

      Excluir
  2. HP,
    Tô contigo nessa parte. Nós nos estressamos quando nos expomos. Já aconteceu comigo e sei que tb contigo. Mas esse desgaste é muito bom, não? E necessário! Porque, como diria Paulo, não fazemos mais do que a nossa obrigação. É certo que não vivemos na época dele em que a rigidez tinha consequências mais drásticas, mas pelo menos não professavam o Nome de Jesus. E, hoje além de o fazerem, tem uma coisa muito mais perigosa que é a sutileza dos que usam o Santo Nome para pregarem suas heresias, suas tradições, seus engessamentos, suas doutrinas de homens com carinha de santinho escolhidinho para enganar e arrebanhar os 'fiéis' ingênuos e susceptíveis.

    Quanto à parte retirada (tá perdoado! rss), tudo bem, mas o que eu disse em relação ao casamento entre duas pessoas, e que foi usado analogamente pelo autor, é o que eu penso realmente. Não há sofrimento algum, muito pelo contrário!!!

    De toda sorte, valeu demais, não estou TE criticando! Pelo contrário sou tua fã de carteirinha e suspeita de falar qualquer coisa em teu benefício. Por outro lado, nunca fica sem uma reflexão o que se posta com boa vontade!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Olá irmãos,

    Lendo melhor a analogia do autor sobre a noiva e o noivo, concordo com a Regina, pois o autor, que por sinal teve ótimas intenções em fazer a sua comparação com os dias de hoje, todavia na última parte ele se equivocou (ao meu ver, é claro), pois não tem caos nenhum nos preparativos pré-nupciais entre a NOIVA (não confundamos igreja com denominação) e o NOIVO. A partir do momento em que cremos genuinamente no Senhor Jesus, o Espírito Santo vem fazer morada em nós, nos SELANDO com a PROMESSA DO Espírito Santo (que não tem nada haver com o dom de falar em línguas) e já somos parte do corpo de Cristo (noiva). Já é uma alegria e tanto, pois apesar de ainda estarmos vivendo neste mundo de provas e lutas, a alegria é incessante em pertencer ao corpo de Cristo e saber que nenhum membro deste corpo pode ser amputado, pois a Cabeça do corpo não permitirá.

    O autor escreveu assim:

    "Talvez vivamos hoje dias melancólicos ao visualizar a Igreja quando manchas e mazelas tentam levar nossa esperança para o cativeiro da desilusão crônica. A casa está desarrumada, o vestido da Noiva não nos parece branco, há graves rumores de que ela não ficará pronta.

    É, porém, em momentos assim que Deus intervém. Lava as vestes do Seu povo, levanta o caído, renova o profeta, purifica a Igreja e nos dá sonhos de alegria."

    Aqui ele confundiu (a meu ver, é claro) A IGREJA DE CRISTO com denominação religiosa, pois se olharmos para várias denominações, ficaremos horrorizados, mas se olharmos para a NOIVA de Cristo, vamos enxergar os preparativos (dons dispensados por Jesus para adorná-la) para o grande dia, pois naquele dia (bodas) ela (noiva) não terá nenhuma mancha e se apresentará IRREPREENSÍVEL para o seu NOIVO, apesar de toda luta e provação que serviram de glória para o seu Noivo. Eu não vejo estresse nenhum nos preparativos pré-nupciais entre a noiva e o Noivo, pelo contrário, é uma grande alegria e fazer parte da IGREJA.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Aquela multidão que João viu em Apocalipse , seria a Igreja (Noiva) arrebatada?

    ResponderExcluir
  5. A Igreja de Cristo é invisível.
    Ela não se limita a quatro paredes nem se embasa em um punhados de regras.
    Já pensou o desapontamento de alguns ao constatarem tantos esforços vãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê,

      E esse desapontamento que vc se refere, já está registrado na Bíblia...

      Mateus 7:22-23

      "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? e em teu nome não expulsámos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi, abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

      Excluir
  6. Como assim, Senhor?!!!
    Mas a nossa irmandade não te obedeceu? Não te foi fiel?
    Nós não nos vestimos conforme a doutrina em Teu Nome?
    Quantas milhares de vezes na vida me dirigi para o lugar santo só onde estávamos reunidos os teus escolhidos!
    Não oramos do jeito que a doutrina exigiu?
    Não nos comportamos conforme diziam as cartas de Paulo?
    E o meu cabelo que eu conservei enooooorme só pra te agradar?!
    Nós tanto te adoramos várias vezes na semana na Tua Casa!
    Tanto que nos ajoelhamos várias vezes por dia pra orar por outros!
    E quantas vezes impomos as mãos e as pessoas se curaram?
    E quantas vezes cantamos lindos hinos para te louvar?

    ResponderExcluir
  7. Mas , aí é que está! Eu nunca vi uma igreja invisível pregar o Evangelho , fazer batismo , fazer um culto tomar Santa Ceia. O que eu vi foi bem local, bem visível!! E isso pode ser chamado também de igreja... Agora uma igreja que o mundo não enxerga ? Não entendi mesmo!




    Read more: http://blogdoirlandes.blogspot.com/2013/09/a-noiva-esta-linda.html#ixzz2eFDIQICz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah , sim.. A igreja invisível são os "salvos". Deve ser isso!

      Excluir
    2. Sônia,

      O texto acima fala justamente dessa igreja que existe por aí e que o mundo não enxerga, portanto invisível aos olhos dos religiosos. Aliás, é isso que Jesus nos diz por meio da parábola do samaritano.

      Ou seja:

      Conforme o Evangelho eu vejo assim:

      Invisível, no sentido de que, para Deus, não são levados em consideração os dogmas e as regras impostas pelo homem. E, simplesmente, porque o critério de justiça de Deus é completamente diferente do nosso.

      Quanto a fazer batismo e tomar santa ceia em culto, vai ter muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente que não vai ter feito isso e que vai estar no céu igualmente com alguns que o fizeram e que não estarão lá exatamente por terem feito isso.

      O que vc me diz do criminoso de alta periculosidade que estava ao lado de Jesu? O que lhe disse Jesus?

      É isso que o religioso de carteirinha não entende e não aceita...

      Excluir
    3. Quanto a fazer batismo e tomar santa ceia em culto, vai ter muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente que não vai ter feito isso e que vai estar no céu igualmente com alguns que o fizeram e que não estarão lá exatamente por terem feito isso.


      Eu sei disso Regina , só estava falando de um modo geral , entende? E quanto ao que voce citou eu entendo e como aceito!!!Sabe Regina , o desejo do meu coração era que todos se salvassem...

      Excluir
  8. HP,

    Eu queria compartilhar esse link contigo:

    http://www.noticiascristas.com/2013/09/apos-quase-dois-mil-anos-preparam-se.html#axzz2eFEHNxnA

    As pessoas só sabem se escandalizar com os judeus que continuam fazendo os mesmos rituais, adorando em templos, levantando templos... Mas quantos são aqueles que não são judeus, que se dizem seguidores de Cristo, que confessam o Nome de Jesus e vivem em eternos sacrifícios e esforços inúteis.

    Para mim, há bastante semelhança entre os equívocos e a incredulidade de ambos.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal,

    Lendo o comentário da Sônia ela disse assim:

    "Mas , aí é que está! Eu nunca vi uma igreja invisível pregar o Evangelho , fazer batismo , fazer um culto tomar Santa Ceia. O que eu vi foi bem local, bem visível!! E isso pode ser chamado também de igreja... Agora uma igreja que o mundo não enxerga ? Não entendi mesmo!"

    Um dos grandes equívocos do sistema religioso é achar que a "igreja" tem a função de pregar o evangelho, fazer batismo, etc. Todavia isto é contrário o que as escrituras nos ensinam, pois a igreja de acordo com a bíblia (volto a repetir) é o corpo de Cristo, que fazem parte TODOS os salvos e a cabeça do corpo é quem acrescenta à mesma e ninguém pode se fazer membro da IGREJA.

    O corpo de Cristo é VISÍVEL Sônia, pois são os salvos por Cristo e estes membros que fazem parte da IGREJA, vive nesta baixa terra dando testemunho ao nosso Senhor Jesus, todavia não podemos confundir o corpo de Cristo (a igreja) com denominação e também temos que entender que a igreja é ENSINADA e não ENSINA. Ela é ENSINADA através dos DONS dispensados pela CABEÇA (Jesus Cristo), sendo assim ela está sendo adornada para se apresentar IRREPREENSÍVEL no encontro nupcial.

    Logo abaixo coloco o link do irmão Mário Persona que explica melhor sobre esta parte:

    "O cristao deve ser sem igreja?
    A idéia de um "cristão sem igreja" é absurda e não tem fundamento nas Escrituras. Atos 2:47 diz que "todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". Se o próprio Senhor acrescenta à Igreja todos os dias os que "haviam de se salvar" ou, como diz em outra tradução, "os que iam sendo salvos", como pode existir um salvo "sem igreja"? A igreja é o corpo de Cristo, ao qual cada salvo é adicionado como membro, e desse corpo ele jamais será subtraído, e nem conseguirá se desligar por si próprio, pois esse corpo é controlado pela cabeça, que é Cristo.

    Resumindo: é impossível a qualquer ser humano se tornar membro da igreja por decisão sua, e é impossível também que ele se desligue ou seja desligado da igreja que é o corpo de Cristo. E quando cristãos estão congregados sobre o fundamento bíblico do "um só corpo" não estão considerando "seu grupo" a igreja, mas apenas o testemunho ou expressão local desta. Um exemplo prático e interessante foi o diálogo de um irmão congregado ao nome do Senhor somente, com outro irmão em Cristo membro de uma denominação, quando se encontraram no ponto de ônibus:

    O primeiro: "Vi você hoje lá na reunião quando celebramos a ceia do Senhor"
    O segundo: "Impossível, eu não vou lá e nunca fui"
    O primeiro: "Mas eu vi você sim. Você estava lá no pão".

    1 Co 10:16 "Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão".

    A grande confusão é que a maioria dos cristãos considera "igreja" como uma organização ou o conjunto de organizações religiosas existentes no mundo. E aí alguns saem proclamando os cristãos a se tornarem "sem igreja".

    Ontem recebi uma mensagem de uma irmã que criou o "Movimento dos Sem-Igreja", seja lá o que isso signifique. Obviamente as razões para o seu movimento é a decepção com o sistema tradicional. O problema é que para embasar o seu "movimento" ela começa a ensinar (contrariando o que diz em 1 Tm 2:12 sobre a mulher ensinar) que a ceia do Senhor a que Paulo se refere não é com pão e vinho tangíveis, mas espirituais. Ou seja, diante da questão de onde iriam participar da ceia os que seguissem seu movimento "sem igreja", ela resolveu o problema eliminando a própria ceia, isto porque continua considerando "igreja" uma instituição organizada."

    Continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode esperar que essa decepção com a cristandade institucional só levará a mais erros, pois a discussão toda perde de vista o ponto principal. O que está errado não é só a maneira como os cristãos estão congregados ou organizados, mas o fundamento de tudo isso. A grande maioria dos livros e movimentos conclamando as pessoas a saírem de suas denominações e buscarem alternativas no modo de congregar-se simplesmente se propõem a buscar uma melhoria do sistema, e não abandonar de vez os fundamentos do mesmo sistema, e tampouco voltar aos fundamentos da Palavra, em especial à Pedra fundamental.

      Um texto muito bom para ler é Hebreus 13. Havia todo um sistema de coisas do judaísmo às quais os cristãos-hebreus teimavam permanecer apegados. Mas o Espírito Santo diz simplesmente que Cristo não estava nesse sistema de coisas, por mais pessoas piedosas e verdades que ele pudesse incluir. Jesus tinha sido excluído dali e estava agora "fora do arraial" (o sistema organizado judaico). Hb 13:13 ordena: "Saiamos, pois, a ELE fora do arraial, levando o seu vitupério".

      A questão não está em reformar o arraial, e também não se limita a sair do arraial. O ponto focal da mensagem de Hebreus está na expressão "a ELE". Trata-se de sair a Cristo. Não se trata nem de reformar, e nem de apenas sair, mas de sair a Cristo, de ter a Ele como o centro como era no princípio, quando dois ou três estavam congregados em Seu nome, para Ele, e reconhecendo a Ele somente como centro das atenções.

      No monte da transfiguração os discípulos ainda tinham sua atenção dividida entre Jesus, Moisés e Elias, tanto é que se propõem a construir três tendas, uma para cada um deles. Eles colocam Jesus no mesmo plano daqueles homens e Deus precisa intervir para tirar de vez o foco deles de outros e concentrá-lo em Jesus.

      Mc 9:7-8 "E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz, que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. E, tendo olhado ao redor, ninguém mais viram, senão Jesus com eles".

      Continua...

      Excluir
    2. Não se trata de "sair da igreja" porque isso que existe por aí não é igreja. Igreja foi, é, e continuará sendo o Corpo de Cristo, o conjunto indivisível e indenominado de TODOS os salvos por Cristo. E a expressão local e visível dessa igreja (é um equívoco pensar numa "igreja invisível", mesmo porque os salvos são perfeitamente visíveis neste mundo) são dois ou três reunidos em nome de Jesus, nos moldes que Ele determinou em Mateus 18. Qualquer leitor atento verá que o texto ali não está tratando de dois ou três cristãos batendo papo durante o cafezinho, mas de algo solene que até mesmo envolve a ação de ligar e desligar, ou seja, inclui responsabilidades, governo e juízo.

      Resumindo, existe hoje um sistema, que se denomina "igreja" e não é, e um movimento de repúdio a essa "igreja" visando reformar tudo isso para criar algo alternativo e melhor que também não será "igreja". Eu estou fora de um e de outro, porque nada disso é o que encontro em Hebreus: sair a Jesus.

      Qualquer denominacional protestante se sente ofendido quando dizemos que sua igreja não é a igreja da Bíblia, como também fica ofendido o católico se negarmos à igreja católica o status de "igreja". O que não percebem é que, ainda que seus respectivos sistemas e organizações não sejam a igreja e nem a representem, eles próprios, os indivíduos que crerem, são membros da Igreja. Negar às organizações o status de igreja não é negar aos seus membros o status de membros do corpo de Cristo. Se todas as organizações humanas chamadas igrejas desaparecessem neste exato momento, a Igreja continuaria existindo de forma visível no conjunto de membros do corpo de Cristo e onde dois ou três estivessem congregados em nome de (e para) Jesus.

      De um lado temos homens historicamente organizados, e de outro temos homens tentando se reorganizar. Mas a pergunta é: Onde está Jesus para eu sair a ele? O cristão sincero encontrará a resposta se fizer a pergunta ao próprio Senhor, como os discípulos fizeram, e depois seguir "o homem carregando um cântaro de água" até o cenáculo. Ver http://www.respondi.com.br/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html

      Respondendo a um irmão que perguntou sobre os recentes escândalos envolvendo o catolicismo e a pedofilia, escrevi um texto que fala do governo que deve existir na Igreja. Nele eu também abordo a questão de igrejas que não são igrejas no sentido bíblico. http://www.respondi.com.br/2010/04/pedofilia-deve-ser-julgada-na-igreja.htm

      Leia também estes pontos levantados por um irmão que passou para a presença do Senhor há alguns dias: http://manjarcelestial.blogspot.com/2010/04/verdades-resgatadas-h-brinkmann.html


      Retirado de: http://www.respondi.com.br/2010/04/o-cristao-deve-ser-sem-igreja.html

      Abçs a todos.

      Excluir
  10. Antonio,
    É exatamente isso. Eu apenas tenho uma outra forma de dizer. Cada um tem sua forma de se expressar. Vejamos, por exemplo, as narrativas dos 4 evangelhos, onde cada um dos evangelistas faz suas abordagens de maneira bastante peculiar. Vemos as mesmas passagens sendo discorridas de forma diferente, e não porque se está adulterando as palavras, mas porque cada pessoa tem um linguajar bem pessoal.

    Falando nisso (uma coisa puxa outra rss) lembro-me de uma pessoa da CCB tempos atrás condenando os católicos por esses dizerem 'Venha a nós o vosso Reino' em vez de dizerem 'Venha a nós o TEU reino'.

    Pra ela, isso é alterar a Palavra de Deus. <--Sem comentários rss.

    ResponderExcluir
  11. O que vc me diz do criminoso de alta periculosidade que estava ao lado de Jesu? O que lhe disse Jesus?


    Regina:Sei de pelo menos 2 casos semelhantes ao do ladrão na cruz , sendo que de um eu sou testemunha. Confesso que por causa dessa "não-aceitação" , guardei-os para mim por um bom tempo . Então certa vez , resolvi compartilhar para um grupo de irmãos de diversas denominações . Meu Deus , como me arrependi! Não espera ouvir o que eu ouvi: , feito de demônio , anti-bíblico , etcc...Confesso que fiquei surpresa! A impressão que me deu é que o homem quer impor , FAZER UMA LISTA o que Deus deve ou não deve fazer! Assim , como fizeram com Jesus quando curava os enfermos no dia do sábado. Ao invés de se regozijarem com seus feitos, se revoltavam. Oras , Se Cristo é o Autor da salvação , Ele faz como lhe apraz e da maneira que Ele quiser! E pode ser direto com Ele , sem precisar passar por batismo ou processo semelhante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau...

      Que coisa triste... pessoas que se relacionam com Cristo apenas por regras e nunca por amor...

      :-(

      Excluir
  12. Sonia,

    Pois é...

    Nós que buscamos viver o Evangelho 'sabemos' de milhares e milhares de casos semelhantes simplesmente porque conhecemos o amor e a misericórdia de um Pai que quebra todos os grilhões religiosos e inflexíveis que a doutrina de homens nos impõe.

    Não é uma ironia paradoxal?!

    ;)

    ResponderExcluir
  13. Observando alguns comentários acima, faço um paralelo com o que acabo de ler lá no Bereiano, onde o Márcio diz (certamente com angústia no peito), exatamente o que dizemos aqui (há alguns dias...) sobre as palavras de Jesus em Mt 7:22.23.

    Só não concordo quando ele diz que 'Meia dúzia de gatos pingados, e espero que não seja só isso, no face e alguns blogs não significa que realmente estamos vivendo mudanças'.

    Porque mudança vem, e não por causa de alguns que clamam no deserto, mas de UM SÓ que usa esse 'punhado de gato pingado'. UM SÓ! E isso é muito! Aliás, isso é TUDO!!!

    Eu creio!

    ResponderExcluir


Vamos zelar por um bom ambiente de diálogo. O intuito do blog é compartilhar textos e vídeos que nos leve a reflexão, união e aproximação com Cristo.
Discordou de mim? Tua opinião é bem-vinda, mas seja educado. Somos todos aprendizes nesta vida, e ainda mais aprendizes de Cristo, a Palavra de Deus feito carne, que é fonte inesgotável de Vida e Verdade, o Único Caminho nosso à Deus!

Obrigado.